TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho bicho de 7 cabeças

Por:   •  6/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 4

Unip Campinas-sp

Trabalho: Leitura da lei 10216/01 e apreciação do filme "Bicho de sete cabeças". Análise do tipo de internação na qual o protagonista do filme foi submetido.

O filme Bicho de Sete cabeças lançado em 2000, narra a historia de vida de Neto, um jovem que mora com os pais, em um ambiente de conflitos e pouca interação entre os moradores. A trama principal se desenvolve quando o jovem, é preso após ser flagrado pela polícia por vandalismo onde ele pincha ilegalmente muros, com o ocorrido o pai precisa buscá-lo na delegacia e ao chegarem em casa em meio a discussão entre o pai e o filho é encontrado um cigarro de maconha . O pai ao encontrar a droga, em uma conversa com sua filha, que por ela é aconselhado a internar Neto, e assim faz.

O Pai trama uma emboscada convidando filho para visitar um amigo em um hospital ,sem saber contra vontade, o jovem, simplesmente pelo fato de ter sido encontrado com um cigarro de maconha, é internado pelo pai que ao seu ponto de vista seu filho precisa de um tratamento para questão de seu “vicio”.

Neto depara-se com um ambiente hostil, onde as pessoas não recebem cuidados médicos adequados e são medicadas sem um tratamento. Com base na Lei Noº 10.216, de 6 de abril de 2001, que trata sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, a internação é totalmente ilegal, primeiro que a internação compulsória só pode ser feita por determinação da justiça. O lugar também fere o Art. 2º da Lei:

Parágrafo único. São direitos da pessoa portadora de transtorno mental:

I - ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades;

II - ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade;

III - ser protegida contra qualquer forma de abuso e exploração; IV - ter garantia de sigilo nas informações prestadas;

V - ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização involuntária;

VI - ter livre acesso aos meios de comunicação disponíveis;

VII - receber o maior número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento;

VIII - ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis;

IX - ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.

O hospital logo revela-se como um esquema de corrupção, onde o médico da instituição recebe verbas do governo de acordo com o número de internados, por isso mantem varios pacientes sem uma real nescessidade de internção, sem sequer algum transtorno mental e eram forçados a permanecerem em um local sem direitos, cuidados, respeito, sendo maltratadas e torturados, algo muito distante de um tratamento médico coerente e humanizado, visados pelos resposaveis com ituito apenas de manter o esquema gerando lucros. O vício em drogas do jovem retratado no filme poderia ter sido tratado de outra forma, sem necessidade de internação e privação de liberdade, buscando terapias competentes , com seu tratamento humanizado para que suas funcionalidades , fossem preservadas .

Durante o tempo internado, Neto recebeu choque e uma medicação totalmente desnecessária, e quando recebeu alta e ficou visível que o período havia causado sequelas e traumas. Ele ainda precisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com