TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Estruturalismo – Edward Bradford Titchener

Por:   •  31/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  967 Visualizações

Página 1 de 6

Escola Superior Batista do Amazonas – ESBAM

Sulamita Pinto Neves

Daniele Duarte Guimarães

Hayssa Medeiros da Silva

Dayana Maria Silva

Ana Glaucia

Estruturalismo – Edward Bradford Titchener

Manaus, 28 de Março de 2017

Escola Superior Batista do Amazonas – ESBAM

Estruturalismo – Edward Bradford Titchener

[pic 1]

Trabalho para a aquisição de nota da

Faculdade Escola Superior Batista do

                                                             Amazonas, curso de Psicologia – 1

                    período.

Solicitado pela Prof.: Claudia de Brito.

Manaus, 28 de Março de 2017

Introdução

         O presente trabalho aborda sobre o estruturalismo de Edward Bradford Titchener (1867 – 1927). Onde afirma que o objeto da psicologia está centrado nos elementos que compõem a estrutura da consciência. Será abordada sua biografia e seus experimentos.

Estruturalismo

E. B. Titchener alterou drasticamente o sistema de psicologia ao levá-lo da Alemanha para os Estados Unidos, apresentando uma abordagem própria, à qual denominou estruturalismo. O estruturalismo permaneceu em evidência por cerca de 20 anos nos Estados Unidos até ser superado por outros movimentos.

Wundt havia identificado os elementos da consciência, no entanto à questão que mais chamava a sua atenção era a organização desses elementos, ou seja, a sua síntese em processos cognitivos seperiores por meio da apercepção.

Titchener também se concentrava nos elementos mentais, mediante o processo da associação, entretanto descartava a doutrina da apercepção defendida por Wundt. O seu enfoque estava nos elementos propriamente ditos e, na sua opinião, a principal tarefa da psicologia consistia na descoberta da natureza das experiências conscientes elementares.

Biografia de Titchiner

Nasceu em Cichester (Inglaterra) em 1867, em uma família tradicional com pouco recurso. Graças a sua capacidade intelectual, Titchener obteve bolsas de estudos para cursar a faculdade. Frequentou a Marlvern College e mais tarde a Oxford Universit, onde estudou filosofia e os clássicos, além de trabalhar como assistente de pesquisa em fisiologia. Interessou-se pela psicologia wundtiana, entusiasmo não compartilhado e tampouco incentivado pela universidade. Por isso, teve de partir para Leipizing, para estudar com o próprio Wundt, lá obtendo o doutorado em 1892.

Para receber o doutorado, Titchener esperava tornar-se o inglês pioneiro da nova psicologia de Wundt, mas, quando retornou a Oxford, seus colegas ainda estavam céticos em relação à chamada abordagem científica dos seus temas filosóficos favoritos. Ali permaneceu alguns meses até perceber que as melhores oportunidades estavam em outro lugar. Deixou a Inglaterra e partiu para Cornell University, nos Estados Unidos, para lecionar psicologia e dirigir um laboratório. Estava então com 25 anos, e ali passou o resto da sua vida até falecer de tumor cerebral em 1927 aos 60 anos.

De 1893 a 1900, Titchener implementou seu laboratório, conduziu pesquisas e escreveu artigos acadêmicos, publicando, por fim, mais de 60 trabalhos. Devido ao grande número de alunos atraídos a Cornell por causa as sua psicologia, teve de abrir mão da tarefa de participar pessoalmente dos estudos de pesquisa, deixando a cargo dos estudantes a condução das experiências. Desse modo, a sua posição sistemática atingiu o auge do desenvolvimento por meio da orientação da pesquisas realizadas pelos alunos. Em 35 anos na Cornell, Titchener orientou mais de 50 doutorados em psicologia, cujas dissertações, na maioria, contêm a marca das suas ideias. Dessa forma, criou o sistema do estruturalismo, que mais tarde alegou ser a “única psicologia cientifica digna do nome.”

Com o passar dos anos, Titchener afastou-se do convívio social e acadêmico, adquirindo o status de lenda viva de Cornell. Preferia trabalhar em casa e, a partir de 1909, lecionava apenas nas tardes de segunda-feira. Sua esposa selecionava as pessoas que o procurvam, protegendo-o de estranhos e os alunos eram orientados a procurá-lo apenas em caso de urgência.

O Conteúdo da Experiência Consciente

De acordo com Titchener, o objeto de estudo da psicologia é a experiência consciente como dependente do indivíduo que a vivencia. Esse tipo de experiência difere da estrutura por cientistas de outras áreas. Por exemplo: tanto a física como a psicologia podem estudar a luz e o som. Enquanto os físicos examinam os fenômenos do posto de vista dos processos físicos envolvidos, os psicólogos analisam a luz e o som com base na experiência e na observação humanas desses fenômenos.

Para Titchiner, esse tipo de experiência consciente é o único enfoque adequado para a pesquisa psicológica.

No estudo da experiência consciente, Titchener fez um alerta a respeito de se cometer o que chamou de erro de estímulo, que gera uma confusão entre o processo mental e o objeto da observação. Por exemplo: o observador que vê uma maçã e a descreve apenas como a fruta maçã em vez de descrever elementos com a cor, o brilho e a forma que está percebendo, comete o erro de estímulo. O objeto da observação não deve ser descrito na linguagem, mas em termos do conteúdo consciente elementar da experiência.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com