TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Edward Titchener

Bibliografia: Edward Titchener. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  Bibliografia  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 3

Edward Titchener, nasceu na Inglaterra em Chichester, em uma família tradicional com pouco dinheiro, a onde ele usou a sua capacidade intelectual para ganahar bolsa de estudo para prosseguir na sua educação, estou no colégio Malvern e na Universidade de Oxford , se interessou pela nova piscicologia de Wundt , a onde ele fez uma jornada na Leipzig para estudar com Wundt, há onde ele estudou dois anos com o Wundt ,obtendo seu doutorado em psicologia. Retornando para a Inglaterra ele planejou ser o pioneiro na nova psicologia experimental , mas no entanto os ingleses eram céticos diante dessa nova abordagem, após de ministrar um logo curso da em biologia em Oxford, ele foi para os Estados Unidos ensinar a psicologia e dirigir um laboratório em Cornell, a onde ele ficou até o fim da sua vida, durante a sua vida , desenvolveu seu laboratário ,comprando equipamentos , fazendo pesquisas e escrevendo artigos, traduziu alguns livros de Wundt, e alguns livros entre eles Esboço da Psicologia – 1896, introdução a Psicologia -1898 , e uma obra em 4 volumes Psicologia Experimental -1901/1095.

Sistema de Psicologia de Tichener : Ele propôs uma nova abordagem que designou estruturalismo e afirmou que esta apresentava a forma de Psicologia postulada por Wundt, contudo, os dois sistema são diferentes e o rótulo de estruturalismo só pode ser aplicado à concepção de Titchener. Assim, o estruturalismo foi estabelecido por Titchener como a primeira escola de pensamento no campo da Psicologia.

Para Titchener, se centra nos elementos que compõe a estrutura da consciência, desvalorizando a sua associação,.

De acordo com Titchener, o objeto da Psicologia é, à semelhança de Wundt, a experiência consciente e afirmou que todas as ciências compartilham deste mesmo objeto, ocupando-se cada qual de um aspecto diferente. O objeto de estudo é assim a experiência enquanto dependente das pessoas que passam por ela. Por exemplo, a luz e o som são estudados por físicos e psicólogos; os físicos vêem esses fenómenos da perspectiva dos processos físicos envolvidos, não necessitando que as pessoas passem pela experiência para estudarem os fenómenos, sendo por tal independentes da experiência das pessoas; pelo contrário, os psicólogos estudam os fenómenos, as sensações, em termos do modo como são vivenciados pelo indivíduo, dependendo assim das experiência das pessoas.

Titchener define a consciência como a soma das nossa experiências num dado momento de tempo, e a mente como a soma das nossas experiências acumuladas ao longo da vida. Mente e consciência são realidades semelhantes mas, enquanto a consciência envolve processos mentais que ocorrem no momento, a mente envolve o acumulo total destes processos.

Para Titchener, os problemas ou finalidades da Psicologia seriam:

Reduzir os processos conscientes nos seus componentes mais simples;

Determinar as leis mediante as quais esses elementos se associam, e

Conectar esses elementos às suas condições fisiológicas. Titchener propôs 3 estados elementares de consciência: as sensações, as imagens os estados afetivos. As sensações são os elementos básicos da percepção e ocorrem nos sons, nas visões, nos cheiros e em outras experiências evocadas por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com