TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre o Esquema de desconexão rejeição

Por:   •  17/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho: Estratégias Detalhadas para Tratamento de Esquemas

Dominio da desconexão e rejeição: Abandono

Esses pacientes possuem uma expectativa de que podem perder as pessoas mais próximas a eles.Acreditam que essas pessoas vão lhes abandonar, ficar doentes e morrer, trocá-los por outro, comportar-se de forma imprevisível ou desaparecer de repente, de alguma maneira. Assim vivem sob o medo constante, sempre alerta em busca de qualquer sinal de que alguém sairá de suas vidas. Entre os comportamento típicos estão apego demasiado a pessoas próximas, possessividade e controle, acusações de abandono, ciúme, competitividade com rivais- tudo para impedir a ausência da outra pessoa. Alguns pacientes  com esquema de abandono esquivam-se totalmente dos relacionamentos intimos para evitar o que prevêem como a dor inevitável da perda.Em sintonia com o processo de perpetuação do esquema, esses pacientes costumam escolher pessoas instáveis em suas relações. Geralmente, apresentam uma relação intensa com esses parceiros e costumam se apaixonar  com obsessão.

O esquema de abandono com frequencia relaciona-se a outros esquemas.Pode estar ligado ao de subjugação, quando os pacientes crêem  que, se  não fizerem o que o outro quer,ela irá deixá-los.

Objetivos do tratamento

Um dos objetivos do tratamento é ajudar os pacientes a ter uma visão mais realista em relação á estabilidade dos relacionamentos. Os pacientes tratados com êxito para esquemas de abandono não se preocupam mais o tempo todo com a possibilidade de que pessoas próximas, de confiança, venham a desaparecer a qualquer momento. Em termos de relações objetais, aprenderam a internalizar pessoas importantes como objetos estaveis, tendo menos probabilidade de aumentar ou interpretar mal os comportamentos como sinais de que as outras pessoas vão deixá-los.

Os esquemas associados a esse também tendem a reduzir. Como se sentem menos subjugados, dependentes, defectivos, o abandono não é tão assustador quanto costumava ser. Eles  sentem-se mais seguros nos relacionamentos, de forma que não precisam se apegar em demasia,controlar ou manipular, têm menos raiva, escolhem pessoas constantes, e deixam de evitar relacionamentos intimos.

Principais estratégias do tratamento

Quanto mais grave o esquema de abandono, maior a importância da relação terapêutica para o tratamento.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com