TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtorno de Personalidade Histérica e Histriônica

Por:   •  22/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.490 Palavras (18 Páginas)  •  1.008 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

DJHONATAN LUCAS MAGALHÃES SOARES

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE HISTÉRICA E HISTRIÔNICA

[pic 4][pic 5]

Dourados

2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

DJHONATAN LUCAS MAGALHÃES SOARES RGM 131.1241

TAYS CARLOS DUTRA RGM 131.1244

ALINE SOUZA DA SILVA RGM 131.1247

PATRICIA ALVES OLIVEIRA RGM 131.1266

GABRIELA CRESTANELO BALDIN RGM 131.1276

MILA GARCIA SARI RGM 131.1286

NADIA CAMILI ALVES RAGONI RGM 131.1307

DENNIS FERNANDES DOS SANTOS RGM 131.1357

        

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE HISTÉRICA E HISTRIÔNICA

Trabalho Apresentado para a Disciplina de Psicopatologia I do Curso de Psicologia da UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados.

Professora Me. Elizete M. Bachi Comerlato

[pic 9][pic 10]

Dourados

2016

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        4

2.HISTÉRICA VERSUS HISTRIÔNICA        5

3.GÊNERO E DIAGNÓSTICO        6

4.ESTILO COGNITIVO E MECANISMOS DE DEFESA        8

5.COMPREENSÃO PSICODINÂMICA        8

6.ABORDAGENS DE TRATAMENTO        9

6.1 PSICOTERAPIA INDIVIDUAL        9

6.2 PRINCÍPIOS DA TÉCNICA        10

6.3 MANEJO DA TRANSFERÊNCIA ERÓTICA        10

6.3.1 ACEITAÇÃO NÃO-EXPLORADORA DA TRANSFERÊNCIA ERÓTICA        12

6.3.2 AVALIAÇÃO DOS MÚLTIPOS SIGNIFCADOS DE TRANSFERÊNCIA        12

6.3.3 INTERPRETAÇÃO DE CONEXÕES ENTRE TRANSFERÊNCIA E RELAÇÕES TANTO ATUAIS QUANTO PASSADAS        14

6.4 DIFERENÇAS DE GÊNERO NA TRANSFERÊNCIA ERÓTICA        14

7.PSICOTERAPIA DE GRUPO        15

8.CONCLUSÃO        16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17

        

1.1NTRODUÇÃO

Os critérios do DSM-IV-TR (American Psychiatric Association, 2000) para transtorno da personalidade histriônica não captam a personalidade histérica bem integrada e com bom funcionamento. Esta última condição tem uma tradição consagrada pelo tempo entre os clínicos dinâmicos. Infelizmente, os critérios para transtorno da personalidade histriônica estão tão próximos do quadro clinico apresentado pelos pacientes narcisistas e borderline que não se adaptam ao tradicional paciente histérico. Pelo fato de tanto o transtorno da personalidade histérica de bom funcionamento quanto o mais primitivo transtorno da personalidade histriônica serem comumente encontrados na pratica clínica, ambos são considerados, neste trabalho, num esforço de fazer diferenciações clinicamente úteis.

2.HISTÉRICA VERSUS HISTRIÔNICA

Para determinar o tratamento adequado para pacientes com tendências histéricas ou histriônicas é mais importante uma avaliação psicodinâmica ao invés de catalogação descritiva de comportamento explícito.

A histeria era muito mais utilizada para se referir à uma doença feminina, acreditavam-se que apenas as mulheres a tinha. A partir da sintomatologia da conversão histérica Freud percebeu o inconsciente. O mesmo, então, entendia os sintomas de conversão como sintomas físicos simbólicos que representavam instintivos deslocados e reprimidos. Porém, os sintomas de conversão não acontecem apenas no transtorno de personalidade histérica, mas também em outros diagnósticos de caráter.

        Sobre a diferença de transtorno de personalidade histérica e personalidade histriônica, o grupo mais saudável pode se referir à histeria e o mais perturbado à histriônica.

        Pacientes que tinham características do transtorno da personalidade histérica podem ser psiquiatricamente saudáveis, neuróticos, narcisistas ou borderline no que diz respeito à coerência de sua identidade e à continuidade da preocupação com outros significativos. Já pacientes histriônicos organizados num nível narcisisticamente vulnerável tem um esquema de self mais coeso, porém sente-se grandioso ou empobrecido e consideram os outros como extensões deles mesmos.

        Aparentemente, o que liga pessoas histéricas a pessoas histriônicas é uma sobreposição de características comportamentais explícitas, como emocionalmente lábil ou superficial, busca de atenção, funcionamento sexual perturbado, dependência e desamparo e auto dramatização.

        Cabe aqui dizer, que no DSM-IV-TR os sintomas são mais exagerados na pessoa histriônica. Porém, pessoas que tem o transtorno de personalidade histérica podem ser mais sutilmente dramáticas e exibicionistas, e sua sexualidade pode ser expressa de forma mais recatada e atraente. Geralmente, pacientes com transtorno de personalidade histérica têm um razoável sucesso no trabalho e demonstram ambição e competitividade.

        Os pacientes histéricos podem tolerar a separação de objetos amados, enquanto pacientes histriônicos são sobrecarregados por sua ansiedade de separação quando são separados de seus objetos amados.

        Quando os pacientes histéricos entram em análise seus desejos transferenciais sexualizados se desenvolvem gradualmente, em um espaço de tempo considerado longo e são considerados irreais pelo paciente. Já o paciente histriônico tem intensos desejos sexuais eróticos quase imediatamente e são considerados reais.

        Portanto, pacientes com transtorno de personalidade histérica têm emocionalidade refreada e circunscrita, bom controle de impulsos, sedução de apelo sutil, superego severo e algumas defesas obsessivas, etc. Enquanto em pacientes como transtorno de personalidade histriônica têm emocionalidade florida e generalizada, impulsividade generalizada, sedução grosseira, inadequada e repulsiva superego frouxo e predominância de defesas primitivas, com cisão e idealização. Segue logo abaixo, a tabela de diferenciação do transtorno de personalidade histérica e transtorno de personalidade histriônica:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (309 Kb)   docx (301.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com