TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trauma Psiquico

Casos: Trauma Psiquico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  3.424 Palavras (14 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 14

ACADEMICA DE PSICOLOGIA

ROSANGELA M S MAZZALI

TRAUMAS PSIQUICOS:NOS DIAS ATUAIS

ROSANGELA M S MAZZALI

TRAUMAS PSIQUICOS

NOS DIAS DE HOJE

Trabalho apresentado à Psiclogia da Faculdade

Pimenta Bueno, como requisito parcial de

aprovação parcial de aprovação da matéria de

metodologia sob orientação da professora:

Rosana Milomes.

Coragem é fazer que é certo e vencer o erro.

TRAUMAS PSIQUICOS

Traumas psiquicos é um trantorno mental que se nao cuidado no inicio causa danos imensuravel a pessoa. Afetando seu convivio social, familiar e pessoal.

Observamos interesses nestes tempo para pesquizas voltadas para fator mente. uma porta para a saude mental relacionado aos traumas.

O equlibrio emocional mostra que uma pessoa esta saudavel,porem o desequilbrio mostra que o estado mental em que se encontra , requer cuidados, atencao e ajuda.

A palavra trauma deriva do grego e tem seu significado de ferida, em sua raiz etimologica o termo trauma possui o significado de lesão causada por um agente externo.

Experiencia traumaticas é aquelo que deixa marcas profundas na memoria. Chegamos ao entendimento que a violencia sofrida de uma forma ou de outra tende-se a manifersar no comportameto de varias maneiras no estado psiquico e suas disfuncoes.

Quando as defessas psiquicas nao conseguem dissipar os conflitos gerados, sem que ocorra uma descompensação neurotica ou psicotica, surge as doencas, vistas como comportameto:insonia, medos, fobias, ansiedade, depressão e doencas somaticas, como demartologicas, respiratorias, cardiacas, hipetensao arterial, dentre outras.

Compreendendo os traumas psiquicos nos dias de hoje, causados na maioria das vezes pelo stresses, agitação do dia a dia.

Os tramas psicologicos decorre de uma experiencia dolorosa que uma vez instalada e a pessoa tem dificuldade de suportar açoes externas que envolve, sentimentos, odio, mágoa, dor, das lembranças desagradaveis guardadas na memoria que podem causar depressão, culpa...

A maneira como enfrentamos nossso traumas, as rejeições, decepçoes, erros ,perdas, conflitos nos relacionamentos, criticas e crise profissionais,pode gerar uma maturidade ou angustia, pode surgir um gigante como pode estabelecer uma personagem de vitima, gerando insegurança timidez, angustia e tristeza.

Aquilo que a pessoa tenta esconder,porem é sistematicamentte exposto pelos comportamentos, pelas palavras, pela postura. o que nao se pode ser visto nos exames, mas suas conseguencias pode tomar dimensoes significantes.

Vitimas de mal tratos na tenra infancia, violencia, neglicencia,provocam açoes relacionadas com o transtorno afetivo, causa um efeito na estrutura emocional provocando a equizofrenia o disturbio de atenção e a hiperatividade;

alguns sofrem reações severas com comportamnto antisocial que sao produtos de conduta inadequada do ambiente, O ambientefamiliar desestruturado apresentam um quadro de irratabilidade geradoras de agressividade e angustia, emocionamente abalados sentem dificuldades no controle dessas reaçoes.

O que fazer diante desses transtornos de personalidde e neuroses? todos ao nascerem trazem sinais vitais de necessidade de carinho, afeto, atencao, cuidados e zelos pelos seus familiares, o ser humanos nasce para ser amado e aceito. Mediante as lembraças dolorosas da que assolam a memoriae revelam atraves das atitudes e comportamentos.

Como saber lidar e dando credito as simtomas o encorajamento para prourar ajuda, tem sido a saida para encobtrar o caminho da cura. Quando pecebemos comportamentos limitadores, de feridas (traumas) como: Jamais admtir erros, mente confusa, nao ter aspirações , desconfrar sempre das pessoas e de tudo, sentir prazer no infortunio do outro, desqualificar sucesso de outros, viver entrtisteciso, agir compusivamente, ter pesadelos, nao ter parazer sexual, mostram reaçoes e açoes que existem feridas,lesoes na memoria, que estao gauardadas no inconciente ou ate no conciente.

Traumas sofridos por uma dor, por uma ameça ou agresao tanto no campo fisico como no campo psiquico pode permanecer por varios anos ate que se procure a sua cura.

A permanenecia no conciente a pessoa pode ate mesmo enlouquecer, dependendo da forma como as pessoas enfrentam a essas agreçoes, dores, crises, problemas.

Aqueles que vivem o mecanismo de defesa, ou seja, joga a lembrança dolorosa para o inconciente em forma de esquecimento, lembramos que é vulnerável o trauma, (ferida), ele ameaça romper e voltar a incomodar.

Aqueles que entra com o mecanismo chamada de resistencia, que podera vir em forma de disfarce e continuar a incomodar a pessoa. Consideramos que os disfarce vem acomoanhado dos sintomas.

As situaçoes que ferem enocionalmente podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com