TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Método Perigoso

Por:   •  2/8/2022  •  Resenha  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 5

Filme: Um Método Perigoso

Marina Cota Braga

Módulo 4

        O filme “Um método perigoso” é baseado em uma história real retratada no final do século XIX e início do século XX. Apresenta uma importante comunicação: uma análise psicanalítica que enfoca a questão da técnica e da ética considerada por Freud. Devo considerar também como fato relevante do filme, as discussões dos mestres da psicanalise Sigmund Freud e Carl Gustav Jung que passou da consideração para a ruptura.

        No decorrer do filme, em suas conversas e troca de cartas fica claro a discordância entre ambos e as causas que os conduziram ao rompimento. O ápice da história, que considero mencionar importante é o relacionamento emocional e sexual de Jung com sua paciente Sabina Spiebrein, e tal fato implica questões como a ética profissional, adultério e escândalos na sociedade da época, ou seja; a parte social, cultural e política. Jung era casado com uma aristocrata chamada Ema, e com ele tiveram cinco filhos.

        O enredo começa com a chegada de Sabina Spiebrein, uma histérica que grita e se debate ao ser levada para uma clinica psiquiátrica em Zurique no ano de 1904. Já na sala do Dr. Jung, quem a recebeu na internação ela logo diz que não é louca. E Jung a tranquiliza dizendo que o tratamento oferecido a ela será baseado apenas em conversas diárias, com ele sentado atrás dela, tendo como única condição ela não se virar para trás para olhá-lo. O clichê da histeria continua a paciente se contorce como numa conversão histérica, mais ainda assim consegue falar.

        Durante as sessões de psicoterapia, Jung foi percebendo que a causa da sua histeria estava associada com a relação que ela tinha estabelecido com o seu pai no decorrer da sua infância. Aqui percebemos como Freud e Jung tinham formas diferentes de pensar. Enquanto Freud era mais objetivo e seguia com a sua psicanálise; Jung era mais ousado e demonstrava igualmente a sua teoria. O embate de Jung e Freud se encontrava na “libido”; Jung não aceitava a predominância da sexualidade no desenvolvimento humano, e Freud não admitia o lado místico que Jung analisava como “fenômenos parapsicológicos”. O filme demonstra a instabilidade de Jung quanto à ética de suas atitudes em relação a sua paciente Sabina, o caso de amor durante o tratamento. Esse relacionamento teve a interferência e incentivo de Otto Gross, um psiquiatra considerado com perturbações neurológicas. No tratamento de Sabina aparece a implicação da segunda tópica freudiana que é a existência do ID, EGO e SUPEREGO, tendo em vista que a paciente reprime (mecanismo de defesa) aquilo que o inconsciente quer trazer à tona: instintos sexuais.

        Freud diz: “Sem dúvida o destino acharia mais fácil do que eu aliviá-lo de sua doença. Mas você poderá convencer-se de que haverá muito a ganhar se conseguirmos transformar seu sofrimento histérico numa infelicidade comum. Com uma vida mental restituída à saúde, você estará mais bem armado contra essa infelicidade”.

        Sigmund Freud em suas pesquisas sobre a origem das neuroses deparou-se com os vestígios da infância, que refletiam nos sintomas que induziam os indivíduos à análise. Os pensamentos e desejos recalcados muitas vezes transformam em perturbações sexuais que começam na infância e marcam de forma profunda toda existência do sujeito. A sexualidade é como o pilar da vida psíquica de uma pessoa e lá no inicio da inocência serão encontradas.

        No filme, a obra que fala muito sobre a vida de Jung com Freud, entre outros temas como histeria, bloqueios, repressão sexual, discorreu também sobre um dos principais preceitos de Freud, como já mencionado acima: que analista e paciente não se envolvem. O que não aconteceu com Jung que, trapaceia por cima desse pensamento se relacionando com a paciente além do esperado. Segundo Freud, a falta de ética profissional atrapalha o bom êxito da terapia. O analista tem o dever de abdicar-se dos “desejos”. Jung, porém, entrou em conflito por uma forte atração que não conseguiu fugir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com