TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um simples resumo da percepção

Seminário: Um simples resumo da percepção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  Seminário  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 3

Obs: Resumo simples sobre a percepção;

Sensação é reação física do corpo ao mundo físico, sendo regida pelas leis da física, química, biologia, etc. que resulta na ativação das áreas primárias do cortéx cerebral.

Vivência simples, produzida pela acção de um estímulo (externo ou interno: luz, som, calor, etc.) sobre um órgão sensorial, transmitida ao cérebro através do sistema nervoso.

Nosso organismo recebe constantemente um número infinito de estímulos (sensações),sendo que interpretamos somente os necessários. Os estímulos (sensações) recebidos serão iguais para todos, o que muda é a percepção.

Embora por vezes se considere a sensação como o ponto de partida para a construção da experiência e do saber, ela não é, no entanto, um dado imediato da consciência: a sensação só se apresenta ao nosso espírito sob uma forma mais complexa, a forma de percepção. Apenas podemos falar de sensações nas percepções se as considerarmos em si mesmas, sem considerar o que significam.

As sensações principais do nosso corpo são: visuais, auditivas, tactivas, gustativas e olfativas.

Sensações Visuais

O órgão sensorial que controla as nossas sensações visuais é o olho.

Quando os nossos olhos captam raios de luz a imagem que está no nosso horizonte (digamos assim) é nitida na retina, de seguida a lente (cristalino) está logo atrás da pupila, dobra e foca a imagem que é depois enviada para a parte de trás do olho! A parte de trás do olho está formada por milhares de células. Esse forro chama-se retina, que registra a imagem e envia sinais ao cérebro via nervo óptico. Na retina há duas espécies de células sensíveis à luz, estas são os bastonetes e os cones. Alguns cones são sensíveis à luz vermelha, outros à verde e outros à cor azul. Depois de enviada a imagem ao cérebro, este a põe na posição correta e identifica o que estamos a ver. Aí temos uma sensação visual.

Sensações auditivas[editar]

O nosso órgão sensorial que predomina nele as sensações auditivas é o ouvido. As vibrações ao qual chamamos de som, entra no nosso ouvido e faz o nosso tímpano vibrar. Este ao abanar faz vibrar três osso chamados ossícolos (martelo, bigorna, estribo) que enviam as vibrações para a cóclea. A cóclea é um órgão cheio de água que detecta a frequência do som e envia-a ao cérebro. A parte do cortéx cerebral responsável por a audição reconhece o som e aí temos uma sensação auditiva.

Sensações olfativas[editar]

O orgão responsável pelo olfato e também uma parte do sistema respiratório é o nariz.

As moléculas aromáticas (cheiros) são inaladas (misturadas no ar) pelo nariz, onde, um conjunto de várias células chamado de epitélio olfativo. Há prolongamentos das células receptoras que vão através da base do crânio para o bulbo olfativo.

O bulbo olfativo envia sinais eléticos ao cérebro que reconhece o cheiro e nesse momento temos uma sensação olfativa.

Sensações gustativas[editar]

Pelo gosto, é possível saber se aprecia um determinado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com