TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO - GEOLOGIA SIMPLES

Por:   •  23/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 4

Prova de Geologia - Resumo conteúdo

Big bang: Uma grande explosão de partículas, onde a terra ficou pegando fogo, houve um processo demorado de resfriamento do magma, até que esse magma se solidifica formando a crosta terrestre (placas tectônicas)

Placas tectônicas: A terra é dividida em placas tectônicas, com formas irregulares e de diferentes tamanhos, que se movimentam e estão flutuando sobre o magma

Movimento das placas: As placas flutuam em cima do magma líquido, e elas se movimentam devido ao processo das celulas convectivas (ar quente sobe e ar frio desce). Existem dois tipos de movimentos; divergentes e convergentes. O movimento divergente é o processo em que as placas se afastam uma da outra e o magma quente sobe e solidifica esse espaço, ocasionando uma dorsal meso-oceânica. As placas convergentes vão de encontro uma a outra, a placa mais densa (oceânica) mergulha por baixo da continental entrando na fossa oceânica, causando o processo de soerguimento, onde a placa oceânica se dobra dando origem a uma montanha.

Falhas; fraturas transformantes: São as criadas por duas placas que deslizam uma ao lado da outra. Uma falha pode ser longa, com kms ou não. As fraturas são curtas

Surgimento de vulcões: Os vulcões se formam devido ao movimento das placas, quando elas se chocam e deixam uma fenda entre elas onde o magma quente e se solidifica, assim dando inicio ao processo de formação de um vulcão

Hot Spot: Uma câmara magmática é criada (ponto quente no meio da placa tectônica), e ela se movimenta conforme a placa; ou seja quando a placa sai do lugar a câmara sai junto, assim desativando o vulcão anterior e criando um novo vulcão. Temos exemplo desse fenômeno nas ilhas do Hawai

Rochas ígneas: A formação das rochas ígneas vêm do resultado da consolidação devida ao resfriamento do magma derretido ou parcialmente derretido.

Rochas sedimentares: As rochas sedimentares são compostas por sedimentos retirados de outras rochas pelos processos intempéricos (físico, químico ou biológico). Esses sedimentos são transportados pelos agentes geológicos (água, vento e gelo) e depositados em bacias sedimentares. Conforme a bacia vai recebendo sedimento, ela vai sofrendo abatimento.. Quando ela não sofre mais abatimento ela se torna uma bacia pretérita (inativa). Acontece um processo de solidificação e cimentação (diagenese) dos sedimentos da bacia, assim os transformando em rochas.

Rochas metamórficas: As rochas sedimentares/ígneas sofrem pressão e calor assim reorganizando e modificando seus minerais e se tornam rochas metamórficas. Ou seja, o processo de modificar a rocha.

Compressão das rochas: Devido a deposição de sedimentos na bacia sedimentar sofre abatimento, dentro da bacia ocorre uma pressão e agrupa os sedimentos, assim os fazendo tornar rocha sedimentar

Agentes intempéricos: O intemperismo é o processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos.

 

Intemperismo físico: consiste na ocorrência de processos que são responsáveis pelas fragmentações ou fissuras nas rochas, separando minerais antes ordenados de forma coesa e transformando uma superfície então homogênea em uma rocha descontínua. Os principais agentes responsáveis pelo intemperismo físico são a água (e seus processos de evaporação, congelamento etc.), as variações de umidade e temperatura, entre outros.

Intemperismo químico: é caracterizado pelas transformações químicas oriundas das diferenças de pressão e temperatura das rochas. Dessa forma, quando essas formações rochosas afloram, encontram condições e elementos como água e oxigênio que tornam os seus minerais quimicamente instáveis. Assim, para se estabilizarem, eles passam por transformações químicas, alterando assim a sua composição. Pode-se observar, nesses casos, a modificação dos solos ou das rochas, quando esses mudam as suas aparências ou sua composição, ficando mais úmidos ou mais secos, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com