TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Mente Brilhante

Por:   •  28/7/2014  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo do filme Uma mente brilhante:

O filme Uma Mente Brilhante narra a história verídica do matemático John Nash que se revela um grande matemático desde a sua chegada à universidade. Talento reconhecido pela instituição, pelos professores e, até mesmo, pelos seus colegas (apesar da competição e da inveja que reina entre alguns deles). Além de sua genialidade Nash também é notado pelo seu estranho comportamento social. Mostra-se um verdadeiro desastre com as garotas e, um tanto quanto arrogante perante os colegas. O filme Uma mente brilhanteé baseado no livro A Beautiful Mind: A Biography of John Forbes Nash Jr., de Sylvia Nasar

Durante seus anos de estudo, Nash buscou de forma obstinada, uma fórmula que o levaria a celebridade, buscava fazer algo novo e não apenas ensaios sobre o que já existia. Acabou criando-a ao opor-se ao conceito clássico de Adam Smith a respeito da competição (entendida como forma de estímulo para o avanço rumo a um objetivo, a uma lucratividade). Ele elaborou um conceito em que o essencial seria a colaboração do grupo para que todos conseguissem chegar a algum lugar, a um certo objetivo, a um lucro final.

Nash teve sempre perto dele um amigo espirituoso, muito diferente de si, de nome Charles, que o estimulava constantemente em suas crises mais pesadas, nas quais parecia querer se esconder de tudo e de todos. O único que o compreendia nesses momentos era o bom e prestimoso Charles.

Ao terminar o curso de matemática, devido as suas teorias e pelo seu brilhantismo na área John Nash foi convidado a trabalhar no MIT (Massachussets Institute of Technology) um dos mais conceituado centros de pesquisa de matemática e engenharia dos Estados Unidos, podendo levar com ele 2 de seus amigos (poderíamos imaginar Charles como uma escolha óbvia, no entanto,...).

Além de suas pesquisas, foi convidado a dar algumas aulas, o que, para ele, foi um verdadeiro martírio já que as considerava perda de seu tempo e dos alunos também. Outra atividade, dessa vez instigante e interessante, também surgiu nessa mesma época. Foi aliciado para decifrar códigos para o governo, evitando que importantes mensagens soviéticas pudessem ser passadas através de inocentes matérias publicadas em jornais e revistas americanos para agentes russos infiltrados na América do Norte. Em suas mãos estava o destino da nação, ele poderia evitar a explosão de bombas nucleares nos Estados Unidos.

Nesse mesmo período, conheceu sua esposa, Alicia, uma linda jovem que se sente seduzida pelo professor inteligente e bem sucedido. Marcante e decisiva em sua vida, Alicia será seu anjo da guarda a partir de então. A partir desse momento de suas vidas, revelam-se os grandes dramas da esquizofrenia de Nash. Grande parte do que Nash imaginava estar fazendo e algumas das pessoas importantes que viviam ao seu redor não existiam.

Somente sua força e inteligência, junto com a dedicação de sua esposa poderiam permitir que Nash superasse as adversidades e viesse a ter uma vida normal, outra vez.

Seu reconhecimento foi concretizado em 1994, quando ganhou o Prêmio Nobel de Economia.

Uma mente Brilhante atravessa as décadas de 1950, 1960 e 1970, e nos mostra um pouco do clima aterrorizante que tomou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com