TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Monografia

Por:   •  6/10/2018  •  Monografia  •  3.886 Palavras (16 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

A Responsabilidade Social e a ISO 16001 e seus desmembramentos junto à liderança

Aluna (o)

Patricia Destro Gomes de Oliveira

Curso

Treinamento e Desenvolvimento

Turma

13 B

PIRACICABA - SP

Orientador

Maria Inês Felippe

[pic 2]

A Responsabilidade Social e a ISO 16001 e seus desmembramentos junto à liderança

Patrícia Destro Gomes de Oliveira

Resumo

     

A responsabilidade social, mediante a norma (ISO 16001) demonstra ser capaz de proporcionar benefícios e transformações significativas, no meio organizacional. Através de uma gestão eficiente as organizações buscam se reinventar, a partir de uma perspectiva mais humana e interessada no outro, assim conta com a participação da liderança, para conquistar um bom relacionamento e legitimidade da organização na sociedade. Tem como hipótese, a probabilidade de que dentro das organizações as ações deveriam ser baseadas na ISO 16001, quanto a Responsabilidade Social, tornando possível significativas contribuições e modificações no comportamento e atitudes da liderança junto a seus funcionários e equipe de trabalho, preocupando-se com a gestão e com o interesse dos funcionários, dentro e fora da organização, proporcionando um desenvolvimento sustentável.

Abstract

Social responsibility through the standard (ISO 16001) proves to be able to provide benefits and significant changes in the organizational environment. Through efficient management organizations seek to reinvent itself from a more human perspective and interested in each other, so has the participation of the leadership, to gain a good relationship and legitimacy of the organization in society. Its hypothesis the probability that within organizations actions should be based on ISO 16001, as social responsibility, enabling significant contributions and changes in behavior and attitudes of leadership among its employees and teamwork, caring for the management and the interests of employees within and outside the organization, providing sustainable development.

Palavras Chave

Responsabilidade Social

ISO 16001

Liderança

  1. Introdução


           Com a globalização, inovação e mudanças constantes nas gerações, fica evidente a necessidade de se adequar a novos padrões de eficiência, qualidade, produtividade e lucratividade, para se manter a frente e crescer no mercado. Neste mesmo cenário, podemos igualmente, perceber a demanda crescente do pensamento quanto à cultura e filosofia empresarial existente, seu papel e níveis de contribuição sócio-econômica em seu ambiente de atuação, buscando sair da zona de conforto e de um pensamento voltado somente ao lucro.

A responsabilidade social, no meio organizacional, certamente, se mostra como um referencial, sob a perspectiva de modelo de desenvolvimento sustentável, buscando cotidianamente harmonia entre as dimensões econômica, social e ambiental e se fazendo importante em meio à necessidade de mudanças na maneira de gerir e enxergar os negócios.

Ela expressa o ato de entender e agir em resposta a demanda da sociedade, onde o valor gerado por uma empresa não se estabeleça somente em lucros, mas que proporcione um impacto positivo para seu conjunto, afetado direta ou indiretamente por suas operações. Mudanças recentes no cenário empresarial têm favorecido a aplicação de práticas responsavelmente sociais e alterado a postura das empresas, quanto a necessidade de práticas éticas na condução de seus interesses, indicando a compreensão, da necessidade de ser socialmente forte para ser institucionalmente melhor.

          A norma NBR ISO 16001 se propõe a estabelecer requisitos para normatizar a Gestão de Responsabilidade Social no âmbito organizacional e reúne requisitos associados a questões éticas, de cidadania, direitos humanos e do desenvolvimento sustentável. A partir desta criação, houve uma crescente evolução, quanto ao pensamento sobre a manutenção da vida.

          As organizações apresentam uma série de situações cotidianas, no estabelecimento de suas relações interpessoais, principalmente nos cargos de liderança, onde a atenção a questões éticas e o cuidado com o colaborador na organização é essencial.  

        Neste contexto, uma breve explanação sobre a ISO 16001, assim como da Responsabilidade Social e aplicabilidade junto a ações, no cotidiano, pela liderança, serão realizadas. Busca-se compreender a importância da ISO 16001 dentro das organizações e o quanto as práticas de responsabilidade social vem se tornando um referencial de excelência para o mundo dos negócios, influenciando pessoas e contribuindo de forma significativa para a vida do trabalhador.

  1. ISO 16001

A internacional Organization Standardization (Organização Internacional de Padronização) – ISO é uma entidade não governamental, fundada em 1947, com o objetivo de elaborar padrões para especificações e métodos de trabalho nas mais diversas áreas da sociedade. No Brasil, há a representação pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A ISO 16001, possui liderança brasileira neste trabalho e se deve em parte, a antecipação e organização sobre o tema da Responsabilidade Social Empresarial. A norma teve sua primeira edição publicada em novembro de 2004 e sua segunda versão em julho de 2012, sendo a segunda versão baseada da diretriz internacional ISO 26000, publicada em novembro de 2010.

É uma norma de sistema de gestão, passível de auditória, estrutura em requisitos verificáveis, permitindo que a organização busque a certificação, sendo aplicável a todos os tipos e portes de organizações e de todos os setores. Por ser uma norma de sistema de gestão, que apresenta um conjunto de elementos inter-relacionados, voltados para estabelecer políticas e objetivos, adota a estrutura do PDCA (Plan – Do – Check – Act) havendo, assim a necessidade de comprometimento de todos os níveis e funções, especialmente da alta direção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (230.9 Kb)   docx (764.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com