TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade Funcional Do Cérebro

Trabalho Universitário: Unidade Funcional Do Cérebro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  1.579 Visualizações

Página 1 de 2

1ª Unidade funcional – Envolve as estruturas do tronco cerebral, da medula e do cerebelo.

*Está relacionada com a regulação tônica e com a função de vigília, que contribui para a manutenção de um estado de alerta mínimo, sem o qual nenhuma atividade humana é possível.

*A manutenção de um estado de alerta e de vigilância mínimo é essencial para a ativação dos sistemas seletivos de conexão, os quais permitem que qualquer atividade mental seja processada e organizada.

*A função de alerta solicita, assim, a integração de toda a informação interna e externa, de modo a selecionar o que é relevante e permitir a realização ou a mudança de determinada atividade.

*Em resumo, a primeira unidade é responsável pelo processo de atenção seletiva.

*Esta primeira unidade não tem caráter de especificidade, já que a sua rede nervosa tem a função de modificar gradualmente o estado de atividade cerebral, sem intervir nas tarefas de processamento da informação ou de planificação da ação.

*Por outro lado, esta unidade trabalha em estreita colaboração com os sistemas corticais superiores em todas as atividades conscientes do ser humano, assim a sua integridade é fundamental para todo o processo de aprendizagem.

2ª Unidade funcional – Está localizada no cérebro posterior, envolvendo as áreas dos dois hemisférios cerebrais. Nas zonas posteriores e laterais dos hemisférios, localizam-se as superfícies dos órgãos sensoriais. Desta forma esta unidade engloba os analisadores tátil quinestésica e visual, bem como a recepção da informação auditiva.

A esta unidade são atribuídas as funções de codificação, armazenamento e integração da informação sensorial, ou seja, da informação visual, auditiva e tátil quinestésica, e da perceptiva. Em resumo o processamento dos estímulos. Ao contrário da primeira esta unidade é bastante especifica em termos de modalidade sensorial, pois cada zona nuclear está adaptada para receber um determinado tipo de informação sensorial. Esta segunda unidade funcional

compreende funções de recepção, codificação e armazenamento da informação, comportamentos essenciais de todo e qualquer processo cognitivo.

3ª Unidade funcional – É fundamental para programar, regular e verificar a atividade mental, organizando as formas mais complexas de atividades, por isso é a última estrutura que se desenvolve, em termos filogenéticos e ontogenéticos. Encontra-se localizada nas regiões anteriores do córtex , exatamente a frente do sulco central e da região frontal. É esta estrutura dinâmica que permite ao ser humano reagir ativamente à informação recebida e criar intenções, formular estratégias, programar as ações e regular o comportamento, de forma a este corresponder aos fins para que foi organizado. As três unidades trabalham em conjunto, dependendo umas das outras, sendo que, uma sem as outras não funcionam corretamente. Elas trabalham com uma inter-relação dinâmica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com