TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unip interastiva

Por:   •  31/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Tema

 Educação Ambiental: matéria fundamental a ser inserida no crescimento da Educação Infantil’”

  1. Justificativa

Visando os recursos naturais que vivenciamos atualmente é preciso desenvolver ações de caráter educativo, garantindo as condições desses recursos para o futuro devido a trágica degradação do meio ambiente.

É fundamental inserir a Educação Ambiental desde o início da aprendizagem para que tenham uma formação consciente do meio ambiente e da sociedade como um todo.

Nós educadores temos por obrigação, buscar desenvolver nos alunos uma visão crítica da importância de atitudes de preservação.

  1. Situação Problema

Devido a degradação ambiental causada pelo ser humano, é preciso implementar a Educação Ambiental fazendo parte da educação formal nos anos iniciais da escola definindo o caráter e sua concepção e prática para se tornar um adulto consciente.

  1. Público alvo

Educação Infantil de 4 a 5 anos

  1. Objetivos
  1. Objetivos gerais

          Favorecer a reflexão mediante a responsabilidade ética estimulando a       mudança de hábitos para poder garantir a vida em nosso planeta   Conscientizando pais e alunos da importância de preservação da coleta     seletiva, com reaproveitamento de materiais recicláveis.

  1. Objetivos específicos

          . Proporcionar cooperação entre alunos, professores e a comunidade    incentivando a preservação do meio ambiente;

          . Incluir no cotidiano das crianças a conscientização da reciclagem ;

          . Estimular  o trabalho das diversas formas de vidas existentes no meio  ambiente como fauna, flora e vida marinha;

           . Novos hábitos na utilização de recursos naturais.

  1. Embasamento teórico

A Educação Ambiental nos mostra a importância e o dever de preservar o meio ambiente,  pois não podemos simplesmente destruí-lo.

De acordo com Melo(2000), a Educação ambiental é uma aprendizagem que desperta a sensibilidade, o conhecimento, a competência, a responsabilidade e a participação política.

Na visão de Berna(2004), o ensino sobre o meio ambiente estimula ações transformadoras, contribuindo principalmente para o exercício da cidadania e também na construção de novos valores.

  1. Percurso metodológico

. atividade extraclasse: reconstrução  de materiais recicláveis transformando em objetos reutilizáveis ( como porta caneta);

. roda de conversa: interação para discutir sobre a preservação  do meio ambiente;

. oficinas: livros relacionados ao meio ambiente, compostagem;

. aula expositiva: mostrar possíveis problemas enfrentados pela comunidade como lixo jogados pelas ruas, desperdício de água, queimadas.

  1. Recursos

Cartolinas, filmes educativos, garrafas pet, livros relacionados ao meio ambiente, lápis coloridos, cola, tesoura, restos de alimentos, terra.

  1. Cronograma de atividades

Tempo estipulado: 4 dias

Aula 1

Roda de conversa sobre os problemas ambientais, buscando possíveis soluções para problemas como: destino do lixo, economia de água, poluição, visando como ser trabalhado dentro da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com