TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Federal de Goiás – Curso de Psicologia

Por:   •  27/6/2019  •  Monografia  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

                    Universidade Federal de Goiás – Curso de Psicologia

Disciplina: HTSP (Historia, Teorias e Sistemas da Psicologia)

Professor (a): Gisele Toassa

Aluno (a): Henrique Mazzutti Bastian Solé

Período: 1 período- Matricula: 201907237

                      A psicologia pode ser o estudo do comportamento?

No presente ensaio serão apresentados argumentos que embasam a ideia de que a psicologia pode sim ser o estudo do comportamento, através de métodos de observação e categorização dos mesmos. Para tanto, serão utilizados referenciais teóricos a partir dos textos ministrados nas unidades 1 a 3 na referida disciplina (HTSP) que serão devidamente sinalizados em meio ao texto conforme sejam citados.

Nos primórdios da constituição da psicologia propriamente dita,         Wundt dividiu a ciência em duas áreas segundo sua gênese: A experiência mediata, objetiva como as ciências naturais e a imediata, ou subjetiva, a experiência de fato, sem intermédio de outrem, com isso, estabeleceu que a psicologia enquanto a ciência empírica que estuda a experiência imediata. Tendo em vista esse objetivo da psicologia (Fisiológica), analisa-se o método empregado pelo mesmo para atingi-lo que dentre outras coisas utilizou-se do comportamento humano para constituir a psicologia enquanto ciência.

        Wundt, no método de “observação controlada” manipulava condições objetivas tentando detectar as variações subjetivas, ou seja, a percepção interna, desse modo a analise de mudanças comportamentais mediavam o acesso do pesquisador com o seu objetivo que eram os mecanismos de processamento humano (Araújo, S. de F, 2009). Ainda que de maneira primitiva, vimos o comportamento desenvolvendo um papel de vital importância a psicologia, papel esse que posteriormente oscilaria quanto ao grau de influência, contudo há na psicologia, vertentes em que essa faceta da multiplicidade humana assume o protagonismo nas teorias que a compõem, como por exemplo o behaviorismo, tanto o metodológico de J.B Watson quanto o radical de B.F Skinner.

        Na análise do comportamento o objeto de estudo é o comportamento. “Os analistas do comportamento buscam compreender o comportamento a partir de sua interação com o ambiente”(Moreira & Medeiros,2018), em outras palavras como o comportamento humano  pode influenciar no ambiente com o qual interage (e nisso se inclui as pessoas que se encontram nesse ambiente) e como também e influenciado, é incrível imaginar que existam relações que expliquem comportamentos que julgávamos ser completamente espontâneos ou sem causa aparente.

        Por fim, esse ensaio visou por meio de um breve retrospecto demonstrar a importância do comportamento humano para a psicologia, demonstrando que em determinados contextos ela pode sim se constituir enquanto principal pilar da teoria psicológica, comprovando que ela não so pode ser como já é a psicologia, ou pelo menos uma parte muito importante dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com