TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CURSO DE PEDAGOGIA

Por:   •  1/5/2019  •  Monografia  •  7.741 Palavras (31 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 31

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA






TAMIRES FONSECA





A FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR

REZENDE

2017

TAMIRES FONSECA

A FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado. Disciplina PPE VII, apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá, como requisito parcial para obtenção do curso de Licenciatura em Pedagogia.
Orientadora: Prof
Sonia de Souza Medeiros.

REZENDE

2017

AGRADECIMENTOS

Primeiramente agradeço a Deus por guiar meus passos, por sempre me instruir pelo caminho certo, sem ele nada em minha vida seria realizado com sucesso.
Agradeço a minha família, por estarem sempre ao meu lado, me dando forças e apoio sempre que preciso. Em especial agradeço minha mãe, por ser um exemplo de mulher, forte, determinada, persistente e a cima de tudo guerreira. Pessoa que me inspira, que me guia, amor pelo qual me faz ser mais forte e confiante.
Agradeço ao meu Pai, que mesmo morando com Deus se faz presente em minha vida como um anjo, me iluminando e me amando mesmo que não possamos mais nos ver ou nos tocar.

E por fim agradeço a vida, pois apesar de tantas coisas difíceis pelo qual passamos, é uma dádiva de Deus.

RESUMO

Este trabalho fundamenta-se em apresentar as contribuições que são geradas através da relação entre pais e professores para o processo de ensino aprendizagem, compreendendo como acontece a relação afetiva entre pais, professores e alunos que por meio deste, haja uma melhoria na qualidade da educação, fazendo que se fortaleça cada dia mais. Objetiva-se em buscar nas principais obras educacionais e pedagógicas referência sobre a união e a atenção no processo de aprendizagem, elencando pesquisas contemporâneas que refletem sobre as contribuições da relação entre pais e professores para o processo de aprendizagem escolar. Para esse estudo houve por meio da aplicação de um questionário com questões objetivas e subjetivas, que continham questões sobre presença em reuniões, comunicação entre pais e professores e suas atitudes tomadas diante alguma dificuldade, que por meio da pesquisa realizada na Escola Municipal Bruno Fonseca Pinto, pode-se constatar que a afetividade, união e comunicação é imprescindível para o desempenho educacional, uma vez que deixa bem claro que a afetividade representa um aspecto importante no processo de aprendizagem, auxiliando a criança em suas dificuldades, medos e vontades, deixando-as livres para expressar suas ideias e opiniões, tendo como base o respeito mútuo, o diálogo e a interação entre os principais pilares da educação, casa e escola.

Palavras-chave: Parceria entre pais e professores; diálogo; interação; Educação; respeito; relacionamento familiar.

ABSTRACT

This work is based on presenting the contributions that are generated through the relationship between parents and teachers for the process of teaching learning, understanding how happens the affective relationship between parents, teachers and students that through this, there is an improvement in the quality of education , Making him stronger every day. The objective is to search in the main educational and pedagogical works reference on the union and attention in the learning process, listing contemporary research that reflects on the contributions of the relationship between parents and teachers for the school learning process. For this study, a questionnaire was applied with objective and subjective questions, which contained questions about presence at meetings, communication between parents and teachers, and their attitudes taken on some difficulty, which, through the research carried out at the Bruno Fonseca Pinto Municipal School , It can be observed that affectivity, union and communication is essential for educational performance, since it makes it clear that affectivity represents an important aspect of the learning process, helping the child in his difficulties, fears and wants, Free to express their ideas and opinions, based on mutual respect, dialogue and interaction between the main pillars of education, home and school.

Key-words: Partnership between parents and teachers; dialogue; interaction; Respect; Family relationship.

SUMÁRIO

28

1.        INTRODUÇÃO        3

1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA        3

1.2.  DEFINIÇÃO DO PROBLEMA        5

1.3. QUESTOES DE ESTUDO        6

1.4. OBJETIVOS        6

1.4.1 Objetivo Geral        6

1.4.2 Objetivos Específicos        6

1.5. JUSTIFICATIVA        6

1.6.  PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        7

2.        A FAMILIA NA ESCOLA        8

3.        A ARTE DE EDUCAR        13

REFERÊNCIAS        18


  1. INTRODUÇÃO

1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA

Nos tempos de hoje se vê o quanto é importante à presença da família na escola. Percebe-se que fatores socioeconômicos e familiares interferem e muito no rendimento escolar, a proximidade da família na escola ajuda a criança a se tornar mais participativa e assim melhorando seu rendimento escolar. A família tem um papel imprescindível na vida de seus filhos; é onde acontece o desenvolvimento das primeiras habilidades, os primeiros ensinamentos através da educação doméstica na qual o filho aprende a respeitar os outros, a conviver com regras que foram criadas e reformuladas no decorrer da formação da sociedade.  E a escola, vem para reforçar esses valores primeiros, acrescentando, mas não assumindo para si o papel inicial da família.  É compromisso dos pais acompanharem o processo de seus filhos, e estar sempre em diálogo com a escola, fazendo parte do desenvolvimento, das dificuldades, das dúvidas e de suas curiosidades, assumindo assim responsabilidade e compromisso. Na perspectiva de Vygotsky:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.3 Kb)   pdf (277.6 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com