TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VAI TOMA NO CU

Dissertações: VAI TOMA NO CU. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 5

Contabilidade de custos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Question book.svg

Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2012).

Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Procurar imagens disponíveis

Sistemas de custeio

Custeio por absorção (ou integral)

Custeio direto

Custo-padrão

Custeio baseado em atividades

Gestão econômica

Custo-meta

A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos.

A contabilidade de custos coleta, classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como, algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetários como físicos. Exemplos de dados físicos operacionais: unidade produzidas, horas trabalhadas, quantidade de requisições de materiais e de ordens de produção, entre outros.

A contabilidade de custos requer a existência de métodos de custeio para que, ao final do processo, seja possível obter-se o valor a ser atribuído ao objeto de estudo.

Os principais métodos de custeio são:

Custeio por absorção;

Custeio variável ou direto;

Custeio ABC - Activity Based Costing;

Gestão Econômica ou GECON.

Índice [esconder]

1 Desenvolvimento da contabilidade de custos

2 Implementação de um sistema de contabilidade de custos

3 Custeio Industrial

4 Terminologia em termos industriais

5 Referências

6 Ver também

Desenvolvimento da contabilidade de custos[editar]

O desenvolvimento da contabilidade de custos recebeu seu maior impulso quando da Revolução Industrial, a ponto de gerar um novo campo de aplicação conhecido como contabilidade industrial. A partir desse evento, a contabilidade passou de seu foco principal que era a avaliação de estoques, para as diferentes técnicas de custeio, levando a que em alguns países como em Portugal a contabilidade de custos passasse a ser chamada de Contabilidade analítica1 . No século XX começaram a surgir as teorias e técnicas de gestão contábil na Europa e posteriormente nos Estados Unidos. Passou-se a questionar o que muitos autores chamavam de contabilidade tradicional de custos, basicamente as técnicas centradas na realocação de custos indiretos (rateios do CIF). As novas propostas formariam a maior parte do escopo atribuido a vertente da contabilidade gerencial, controladoria contábil (integração de orçamento e contabilidade) e contabilidade estratégica (integração de orçamentos plurianuais e contabilidade, havendo também propostas múltiplas que buscam identificar e sistematizar tendências gerenciais de longo prazo).

Implementação de um sistema de contabilidade de custos[editar]

A contabilidade de custos consiste na aplicação da técnica contabilística aos fenómenos internos da empresa, que ocorrem na área da produção, comercial, administrativa, financeira (de acordo com o POC-Plano Oficial de Contabilidade, os custos de distribuição, de administração geral e os financeiros não são incorporáveis no custo de produção), com dois objectivos principais:

avaliação dos bens produzidos e vendidos;

controle das condições internas de exploração.

Com o primeiro objectivo, a empresa procura calcular o custo dos produtos fabricados bem como o custo dos produtos vendidos à saída do armazém, o que lhe permite apurar resultados por produtos. Com o segundo objectivo, a Contabilidade de custos procura identificar todos os sectores internos que originam custos, de forma a poderem ser acompanhados, analisados e controlados, permitindo o conhecimento de todos os custos da empresa nos diferentes sectores (área fabril), comercial e administrativa e financeira, com vista ao seu controlo e racionalização.

A contabilidade geral distingue-se da de custos, porque:

A contabilidade de custos nem sempre é obrigatória, só o é, quando a empresa em causa quando “durante dois anos consecutivos, sejam ultrapassados dois dos três seguintes limites” (definidos no n.º 2 do art.º 262º do Código das Sociedades Comerciais),[onde?] ou sejam:

total

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com