TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIDA PROFISSIONAL XA VIDA PESSOAL

Tese: VIDA PROFISSIONAL XA VIDA PESSOAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Tese  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 5

A VIDA PROFISSIONAL X A VIDA PESSOAL

Quando se fala em qualidade de vida no trabalho, uma das coisas mais importantes a se levar em conta é o equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional. No entanto, falar é mais fácil do que fazer, principalmente quando somos apaixonados pelo que fazemos. Às vezes dedicamos mais a vida profissional do que a pessoal. No mundo corporativo de hoje os profissionais são constantemente colocados à prova mediante dilemas que lhes são apresentados. Por exemplo, o que fazer quando a empresa exige tanto do executivo que ele tem que escolher entre a vida pessoal e a profissional? No ano de 1982, o diretor norte-americano Alan J. Pakulaca comandou Meryl Streep e Kevin Kline na obra-prima “A escolha de Sofia”. O filme contava a história de uma mãe polonesa que durante a Segunda Guerra Mundial é forçada por um soldado nazista a escolher um de seus dois filhos para ser morto sob pena de ambos serem executados – um autêntico dilema. Escolhas sempre são complicadas e algumas até dolorosas e impossível de ser realizada. A vida profissional, por exemplo, às vezes nos manda para lugares onde ficamos sem amigos e familiares. Onde temos que conviver com a distancia e a saudade, muitos porem não sabe lidar com isso, onde ficar longe de casa pode ser quase uma tortura e a própria pessoa não conseguir mais evoluir no próprio trabalho. Mas todas as nossas escolhas refletem na vida pessoal e na vida profissional, o que temos que aprender é equilibrar esses dois fatores para nenhum prejudicar o outro, pois quando estamos felizes isso reflete em qualquer lugar que a gente vá, e quando estamos tristes isso também acaba refletindo no nosso dia a dia.

De acordo com uma pesquisa global divulgada em abril deste ano pela consultoria Hay Group a preocupação entre vida profissional e pessoal por parte dos colaboradores tem crescido em todo o mundo com 39% dos entrevistados afirmando que não têm um equilíbrio entre as duas questões. No Brasil, que contou com 620 mil respondentes para esse estudo, o indicador foi de 36%. O estudo também revelou outra questão preocupante: 52% dos profissionais no mundo relataram que não existem pessoas suficientes em sua área para realizar o trabalho necessário. No Brasil esse indicador é de 51%. A verdade é que a maioria das organizações no mundo continua a pedir para que seus profissionais realizarem “mais por menos”. A questão é como lidar com essa situação para equilibrar essa balança. Ao contrário do que se pensa, para se conseguir equilíbrio não é necessário ter a vida desocupada, no geral quanto mais ocupada à pessoa é, mais ela se organiza para cumprir suas atividades. O essencial é saber equilibrar as tarefas e atividades do trabalho com as atividades da vida pessoal. Mas como sei que a prática não é tão simples quanto parece, preparei algumas dicas simples:

Projeto de vida – É muito importante fazer uma reflexão e definir o que se quer alcançar nas várias áreas da vida e não somente na profissional.

Pense por um instante nas seguintes áreas:

- Família - Financeiro - Amigos

- Saúde - Educação

- Espiritualidade - Carreira

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com