TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIOLENCIA DOMESTICA O PSICÓLOGO FRENTE A ESSE DESAFIO

Exames: VIOLENCIA DOMESTICA O PSICÓLOGO FRENTE A ESSE DESAFIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  5.913 Palavras (24 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 24

VIOLENCIA DOMESTICA

O PSICÓLOGO FRENTE A ESSE DESAFIO

1) Resumo:

Este trabalho tem a proposta de abordar o tema da violência domestica contra a criança, o adolescente e a mulher, especialmente em tudo o que se seja o bem-estar, a integridade física, psicológica e o direito de existirem em uma sociedade que não pode tolerar este tipo de abuso. Este é um tema até hoje muito delicado e que, recentemente vem aumentando o número de vítimas, dentro do próprio ambiente familiar. Este quadro muito tem colaborado para o triste aumento da violência na convivência social. A proposta é a de posicionar o profissional da psicologia à este desafio, na tentativa de mostrar o que pode ser feito sobre esse tipo de violência. A conclusão que se deseja chegar é sobre a sua atualidade, apesar de ser uma prática antiga e que a sociedade como um todo deve compreender sobre a impossibilidade de este ato continuar a sobreviver dentro dos lares, pois é contrário a tudo o que se pode imaginar em termos de liberdade e integridade do indivíduo. A violência doméstica atinge muitas pessoas, não só as que sofrem a violência, como também seus familiares mais chegados, que formam que somam um número muito grande de vozes que se queixam de modo silencioso e escondido. Trata-se de uma contingência que alcança os dois sexos e não é habitual ser em um nível social específico, nem situação econômica, religiosa ou cultural.

2) Introdução:

2.1- Problematização:

- Repetidamente, este termo é empregado na descrição de um tipo de violência específica e a respeito das incidências de abuso explícito, onde as significações legais tendem a adotar este ponto de vista. Esta é uma questão muito complexa e enfrenta-la precisa de um composto de orientações de diversas naturezas, exigindo um amplo empenho de trabalho em grupo. Exige o trabalho de profissionais de diversas áreas, como a legal, assistencial e psicossocial.

- Pesquisa 1:

Autores: Zeidi Araujo Trindade, Maria Cristina Smith Menandro, Mirian Béccheri Cortez, Mariane Ranzani Ciscon-Evangelista, Paola Vargas Barbosa, Beatriz Baptista Tesche, Leandro Gama Moraes, Karina de Andrade Fonseca.

Ano: 2009

Título: Atendimento às Pessoas em Situação de Violência: o Lugar e as Práticas do Psicólogo em Programas da Região Metropolitana de Vitória/ES

Metodologia usada: Pesquisa com entrevista visando o levantamento de dados quantitativos e qualitativos.

Resultados obtidos:

1) Conseguiu-se obter uma visão do que era para a comunidade o conceito de agressão e violência;

2) Obtenção das principais características de programas em que os entrevistados e as entrevistadas operavam;

3) Desempenho dos profissionais de Psicologia na comunidade analisada.

Conclusões:

1) Grande importância por permitir o contato com os programas preexistentes, como com o modo de atuação profissional;

2) Constatou-se a existência de organizações governamentais que procuram acolher a uma demanda crescente por ajuda e assistência profissional. Várias dessas revelam possuir dificuldades em relação à estrutura básica e à manutenção de quadros de funcionários habilitados que admitam a ininterrupção com qualidade dos serviços;

3) Revelou-se apenas a presença de um programa que proporciona serviços ao autor de violência;

4) As informações fornecidas pelos profissionais de psicologia permitiram a identificação de fatores que prejudicam os desempenhos na área de assistência social:

a) ausência de preparação profissional para agir perante das demandas expostas;

b) definição vaga sobre suas funções e do espaço que o psicólogo deve ocupar nos programas que proporcionam atendimento nessa área;

c) alta rotatividade de profissionais nos locais de atuação.

Abordagem: Quantitativa e qualitativa.

- Pesquisa 2:

Autor: Cássia Araújo Moraes

Ano: 2011

Título: Violência doméstica contra a criança e rede de proteção social: uma análise sobre articulação em rede.

Metodologia usada: Método materialista dialético com coleta de dados por meio de entrevistas.

Resultados obtidos:

1) A identificação da violência doméstica no município estudado se dá por intermédio de denúncias ao Conselho Tutelar, Ministério Público, Promotoria, CRAS, Delegacia de Polícia, Disque Denúncia etc.

Conclusões:

1) Falta investimento do poder executivo para a criação de políticas e programas que acolham à criança, e especialmente para o fortalecimento da referida rede.

2) Em um município que existe órgãos como Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria municipal de Assistência Social, Centro de Referência em Assistência social, Defensoria, Ministério Publico, Promotoria e Universidade Federal, não existir uma articulação não apenas de atendimento à criança, mas uma estratégia no sentido de movimento de oposição, na reinvindicação de melhoramentos não somente para a efetivação da política de atendimento, mas a progressos pautados na política de saúde, educação, de assistência social etc.

3) A apreciação feita das condições palpáveis viabilizadas para a concretização da Política Nacional de Assistência Social no que tange à proteção social básica e especial percebeu-se que as ações relacionadas a estas proteções estão fragmentadas por motivos relacionados à ausência de investimento do poder público local.

Abordagem: Abordagem qualitativa.

- O objeto de estudo será o papel do psicólogo frente à violência doméstica e terá uma abordagem bibliográfica.

2.2- Levantamento bibliográfico:

São bem atuais, no Brasil, os empenhos para aumentar a comunicação e a notificação da violência. O que vem sendo feito vão do esclarecimento e orientação dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com