TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vidalio Albano Simone Tomo

Monografias: Vidalio Albano Simone Tomo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

Impacto do Comportamento Induzido pelas telenovelas Brasileiras nos Valores Culturais Moçambicanos. Estudo de caso: Jovens do 19O Bairro da Manga Mascarenha – Cidade da Beira.

Ao fazermos um estudo detalhado acerca de uma determinada problemática ligada intimamente ao comportamento humano temos que ter em conta o seu dinamismo como uma unidade Bio-Psico-Socio-Cultural. A componente básica desta pesquisa, está centrada na premissa cultural, sendo esta, uma componente limiar semi-agreg¬ário de significância do indivíduo dentro da sociedade, e que dita a personalidade dos homens num determinado meio social. Razão pela qual tribos diferentes, compartilham entre eles, culturas diferentes.

Pela capacidade racional que o homem possui, vivemos hoje uma modernidade marcada pelo encurtamento das distâncias físicas, valorização do poder, de consumo e presença acentuada da mídia nas relações sociais. Em nossas casas, nos dividimos entre as tarefas quotidianas, e no final do dia paramos na frente da televisão para acompanhar mais um capítulo da telenovela brasileira. Reunidos na sala, ou cada qual em seu quarto, somos bombardeados por representações que contem mensagens de vivencias culturais de entretenimento ou mesmo publicitárias.

Os Estudos Culturais não dizem respeito apenas ao estudo da cultura, mas também a relação de dependência da análise da cultura vinculada ao estudo das ``realidades sociais concretas dentro das quais existem e a partir das quais se manifestam'' ESCOSTEGUY, (2001:158), para a compreensão de questões como a influência dos mídias e a percepção. Sabe-se que na maior parte, este termo suscita diferentes percepções das quais algumas podem ser falsas. Partimos do principio de que alguns ignoram seus valores culturais principalmente na camada juvenil, e nalguns casos adultos, e a partir deste trabalho tentaremos dar uma visão ampla do que é cultura e qual é o seu valor no seio da sociedade.

O trabalho é intitulado: Impacto do Comportamento Induzido pelas telenovelas Brasileiras nos Valores Culturais Moçambicanos. Estudo de caso: Jovens do 19O Bairro da Manga Mascarenha – Cidade da Beira. Nele iremos reflectir sobre o impacto das telenovelas nos valores culturais neste bairro, com aplicação de alguns métodos e técnicas como o caso do método de abordagem, e de observação auxiliados das técnicas de observação intensiva e entrevista estruturada, com a pertinência de compreender os valores culturais em via de extinção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com