TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vygotsky: Interacionismo sócio-histórico

Seminário: Vygotsky: Interacionismo sócio-histórico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2013  •  Seminário  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

Vygotsky: Interacionismo sócio-histórico

Lev S. Vygotsky, professor e pesquisador, foi contemporâneo de Piaget, e nasceu e viveu na Rússia. Professor dedicou-se nos campos da pedagogia e psicologia. Deu várias palestras em escolas, e faculdades sobre pedagogia, psicologia e literatura. Partidário da revolução russa sempre acreditou em uma sociedade mais justa sem conflito social e exploração. Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social.

Vygotsky considera o papel da instrução um fator positivo, no qual a criança aprende conceitos socialmente adquiridos e passarão a trabalhar com essas situações de forma consciente. Se uma transformação social pode alterar o funcionamento cognitivo e pode reduzir o preconceito e conflitos sociais, então esses processos psicológicos são de natureza social. Devem ser analisados e trabalhados através de fatores sociais.

A redução de reações biológicas é uma condição prévia para o aparecimento de fenômenos psicológicos. Vygotsky explicou isto na área da percepção: “A criança no início de sua vida tem apenas sensações orgânicas - tensão - dor - calor, principalmente nas áreas mais sensíveis”. Quando a criança deixa de sofrer influência desses processos biológicos, passa a perceber a realidade. A percepção da realidade requer processos biológicos como determinantes de experiência, permitindo que seu organismo passe a ser afetado por fatores externos. Evidentemente, somente a realidade dos fatores externos, não determinam completamente essa percepção. A informação de que esses processos biológicos tornam-se disponível no organismo é organizado pela própria criança através de experiência social e cultural. A criança passa a ver o mundo com sua própria visão, administrando sob seu ponto de vista.

Um conceito só é caracterizado quando as características resumidas são sintetizadas de forma que a resultante se torne um instrumento de pensamento. A criança progride na formação de conceitos após dominar o abstrato e combinar com pensamentos mais complexos e avançados. Na continuação da educação os conceitos tornam-se concretos, aplicam-se as habilidades aprendidas, por instruções, e as adquiridas em experiências da convivência social.

Para Vygotsky, cultura não regula processos naturais, simplesmente substitui os processos elementares e o conteúdo total dos fenômenos psicológicos. Processos culturais e produtos constituem processos mentais.

Vygotsky colocou uma concepção bastante diferente sobre a criança afirmando que mecanismos naturais governam o comportamento da criança. Antes de dois anos de idade, a criança participa das relações sociais, seus mecanismos biológicos operam durante curto espaço de tempo, porem, eles são substituídos rapidamente através de influências sociais. Vygotsky considerou a criança como um indivíduo social, Piaget considerou como anti-social. Para Vygotsky, relações sociais constituem a psicologia da criança desde o começo. Para Piaget, relações sociais são secundárias à natureza biológica da criança.

Distúrbios biológicos que afetam a transmissão de informação interferem na percepção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com