TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência Domestica Contra Criança e Adolescente

Pesquisas Acadêmicas: Violência Domestica Contra Criança e Adolescente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.973 Palavras (12 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1. Introdução...................................................................................... 4

2. Tema.......................................................................................5

3. Problema................................................................................................6

4. Objetivos................................................................................................7

5.Justificativa.................................................................................................... 8

6.. Metodologia............................................................................................... 9

9.Referências.................................................................................................10

1. Introdução

“Violência Domestica Contra Criança e Adolescente”, a escolha deste tema surgiu a partir de observações sociais; sofrimento angustia decepções de crianças com o mundo social, decorrente de situações desagradáveis e injusta com a figura das crianças e adolescentes. Violências muita vezes originadas por pessoas próximas de seu convívio familiar.

Através de estudos e registros pretende-se traçar um paralelo entre os fatores determinantes das características variadas, no que diz respeito à posição da família e da sociedade e assim, objetiva-se realizar uma investigação sobre as práticas de diversas formas de violência domestica contra a criança e adolescente.

A violência doméstica sexual como todo ato ou jogo sexual, relação hétero ou homossexual, entre um ou mais adultos e uma criança, tendo por finalidade estimular sexualmente esta criança, ou utilizá-la para obter uma estimulação sexual sobre sua pessoa ou de outra pessoa. Nesse caso entende-se que a criança é sempre a vítima e não poderá ser transformada em ré. A intenção do processo de Violência Doméstica Sexual é sempre o prazer (direto ou indireto) do adulto, sendo que o mecanismo que possibilita a participação da criança é a repressão exercida pelo adulto, sendo que tal repressão tem raízes no padrão adultocêntrico de relações adulto-criança vigente em nossa sociedade. Na contemporaneidade, o abuso contra crianças é constatado diariamente nos noticiários e estudos científicos, devido a seu alto índice, estando diretamente relacionada às questões estruturais e interpessoais, em diferentes aspectos: social, econômico, cultural e psicológico.

Logo, essa pesquisa pretende ajudar esclarecer a sociedade acerca do hábito dos castigos domésticos, como modo de exercício do “poder” por pais e responsáveis muitas vezes, sem esclarecimentos essenciais. Sendo assim, analisar ainda a influência cultural quanto ao hábito da aplicação das repreensões nas crianças e adolescentes. Norteando assim os objetivos específicos de esclarecer os pontos em que a sociedade pode contribuir para a reeducação dos responsáveis e melhor modo de convivência, espera-se apontar o que há de novo e como os governantes vem tratando estes casos e também observar a conjuntura de fatores sociais em que o assistente social poderá participar na busca das mudanças do atual diagnostico de violência infantil.

2. Tema

Abuso sexual

O abuso sexual ou maltrato é um abuso físico ou psicológico de uma criança por parte dos pais seja biológico ou adotivo por outro adulto que possui a guarda da criança, ou mesmo por outro adulto próximo à criança.

O abuso infantil envolve a imperícia, imprudência ou a negligência (estes elementos constituem a definição legal de "culpa") ou um ato praticado com dolo por parte do adulto contra o bem-estar ou a saúde da criança, como alimentação ou abrigo. Também comumente envolve agressões psicológicas como xingamentos ou palavras que causam danos psicológicos à criança, e/ou agressões de caráter físico como espancamento, queimaduras ou abuso sexual que também causam danos, psicológicos inclusive. Configura-se a violência sexual doméstica como todo ato ou jogo sexual, relação hétero ou homossexual, entre um ou mais adultos e uma criança ou adolescente, tendo por finalidade estimular sexualmente esta criança ou adolescente, ou utilizá-la para obter uma estimulação sexual sobre sua pessoa ou de outra pessoa. Ressalte-se que em ocorrências desse tipo, a criança é sempre vítima e não poderá ser transformada em ré. A intenção do processo de Violência Sexual é sempre o prazer (direto ou indireto) do adulto, sendo que o mecanismo que possibilita a participação da criança é a coerção exercida pelo adulto, coerção esta que tem raízes no padrão adulto cítrico de relações adulta-criança vigente em nossa sociedade.

A exploração sexual infantil é a mais desleal, pois não estamos falando de seres humanos maduros, estamos tratando de crianças e adolescentes com o mínimo de conhecimento tanto sobre sexo quanto sobre vida.

Dois milhões de crianças são vítimas de abuso e exploração sexual na América Latina e Caribe, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e divulgada durante o III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que aconteceu no Rio de Janeiro no fim de novembro.

3. Problema:

O abuso sexual na infância tem um profundo efeito na vida da vitima, que pode durar por longo tempo, até mesmo por toda vida. Observam sintomas bastante definidos em crianças que foram abusadas sexualmente, e estão relacionadas principalmente ao medo e a ansiedade como: insônia, terror noturno, queixas psicossomáticas, diversas aronexias, regressões no funcionamento emocial, tais como chupar dedo, roer unha, também mostra o medo de defrontar com pessoas do sexo oposto, fobia escolar, medo de agressões físicas. Devido a isso a crianças desenvolve uma síndrome de estresse pós-traumático,que se caracteriza por ataque de pânico.Os motivos do abuso infantil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com