TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E COMUNITÁRIA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE.

Por:   •  27/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS[pic 1]

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

PROJETO DE PESQUISA

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E COMUNITÁRIA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE.

JAÍNE RIBEIRO SOBRAL

Montalvânia-MG

2015

[pic 2]


JAÍNE RIBEIRO SOBRAL

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E COMUNITÁRIA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE.

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNIMES - Universidade Metropolitana de Santos, para a disciplina: Orientação de Estágio Supervisionado III.

 Profª. Andréia Nazaré do Nascimento

Tutor de Sala: Leila Maura Souza Sampaio

       

Montalvânia

2015


[pic 3]

SUMÁRIO

1. Apresentação do Tema        .........................................................................4

2. Justificativa        .........................................................................5

3. Problematização        .........................................................................6

4. Hipótese        .........................................................................6

5. Objetivos        .........................................................................7

5.1. Geral        .........................................................................7

5.2. Específico        .........................................................................7

6. Metodologia        .........................................................................7

7. Cronograma da Pesquisa        .........................................................................8

8. Orçamento        .........................................................................9

9. Avaliação        .........................................................................9

10. Referenciais Teóricos        ........................................................................10

[pic 4]

  1. APRESENTAÇÃO DO TEMA

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E COMUNITÁRIA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE.

         A violência tem sido uma constante na vida atual moderna, expressa pelo alto índice de criminalidade. Fatores estruturais e conjunturais podem ser considerados no entendimento da violência, mas não esgotam todas as causas. A modernização cultural, por exemplo, tem gerado o esvaziamento da preocupação ética nas relações e falhado na preservação de valores culturais e históricos específicos de cada um dos grupos sociais. O individualismo desta sociedade moderna provoca transformações culturais e econômicas, gerando conflitos, exacerbados pela própria banalização das situações de violência, pela desigualdade social, econômica e cultural, pela prática de atividades ilícitas e pela cultura de consumo.

A violência doméstica e comunitária contra criança e adolescente, “gera prejuízos nas áreas de desenvolvimento: físico, cognitivo, social, moral, emocional ou afetivo, Kashani e Allan (1998).

O caos instaurado nas relações comunitárias violentas interage com aquela experimentada no ambiente doméstico; em muitos dos casos a violência é a forma de estabelecer relações de poder entre os membros. O padrão estabelecido nessas relações primaria tende a ser transporto para relações sociais mais amplas; sendo de fundamental importância o funcionamento de instituições que cumpram as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Segundo Azevedo (1990) a violência contra a criança e o adolescente: é uma forma de violação dos direitos essenciais da criança e do adolescente enquanto pessoa é, portanto, uma negação de valores humanos fundamentais como a vida, a liberdade, a segurança. O fenômeno se configura como um problema relevante na sociedade atual. É encontrada em todas as classes sociais, atingindo grande número de crianças e adolescentes diariamente no Brasil e no Mundo, quanto no contexto familiar, como no social.

A Lei da Palmada que estar em vigor no nosso país é a mais nova forma de proibir a violência contra a criança e o adolescente, estabelece em seu Artigo 18-A. a criança e o adolescente têm direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los.

A violência é todo ato ou omissão, praticado contra a criança e o adolescente, passando além do poder/ dever de proteção do adulto ou comunidade, é definida de múltiplas formas; podendo ser: “violência física que corresponde a um conjunto de atos de força que tem como objetivo causar lesão, deixando marcas que pode ir de uma palmada ao espancamento” Silva (2002). Para Azevedo e Guerra (1998), a violência sexual configura-se como relação hetero ou homossexual, entre um ou mais adultos e uma criança ou adolescente, violando a sua intimidade, atingindo a sexualidade sem o consentimento da pessoa agredida. A violência psicológica é toda interferência negativa do adulto, sobre as crianças e adolescentes, formando nos mesmos um comportamento destrutivo.  O trabalho infantil pode ser classificado como violência contra a criança e o adolescente, “constitui toda forma de trabalho desempenhado por um menor”. Silva (2002).

2. JUSTIFICATIVA    

A pesquisa em questão é de grande importância, uma vez que, a violência doméstica e comunitária atinge toda a sociedade, causando indignações; porém pouco se faz para extingui-la.  A violência contra crianças e adolescentes é defendida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas na prática às vezes deixa a desejar. A seqüência de violações dos direitos do outro, a desconsideração dele como ser humano e de cidadão de direitos, descrimina-o, às vezes, por idade, gênero, etnia ou nível socioeconômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com