TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão Pedagogica

Artigos Científicos: Visão Pedagogica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  265 Visualizações

Visão pedagógica de Freud - Freud via a educação como uma “Fábrica de neuroses” pois o ato educativo é violento em si, prende-se a obrigações, regras artificialidade, como explica Freud “perseguem como ‘vícios’ todas as suas manifestações sexuais, mesmo que não possam fazer muita coisa com elas” (FREUD 1975, p.167 in MARTINS.)

Para Freud a educação e a psicanálise se aproximam por serem impraticáveis uma vez que se postam sobre o poder que um ser humano exerce sobre outro. A educação visa um enquadramento da criança em um modelo, que não corresponde a natureza da criança ou dos instintos humanos. Para ele executa-se o processo socializamento do ser humano violentando seus desejos inconscientes.

Visão Pedagogica de H. Wallon - Sua teoria pedagógica, que diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro, abalou as convicções numa época em que memória e erudição eram o máximo em termos de construção do conhecimento.

Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas idéias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo.

Dizia que reprovar é sinônimo de expulsar, negar, excluir. Ou seja, "a própria negação do ensino".

Visão Pedagógica de Lacan - A problemática na educação tem como ponto de partida dois elementos: o ensino/aprendizagem e a transmissão. Correa (p.02, 2009) De acordo com a abordagem lacaniana, a transmissão é transferência de saber, e tem como efeito o surgimento do amor ao saber.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com