TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Wallon

Trabalho Universitário: Wallon. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  966 Visualizações

Página 1 de 3

PRELÚDIOS PSICOMOTORES DO PENSAMENTO

introdução à obra de Wallon

FUNDAMENTO BIOPSICOSSOCIAL DO PENSAMENTO

Para Henri Wallon a atividade da criança começa com gestos de sobrevivência, ajustando-se ao meio ambiente com expressando-se com modulações tônicas e emocionais. Wallon descreve a impossibilidade de separar o indivíduo de seu ambiente, as condições sociais justificam e motiva seu desenvolvimento psicobiológico, a sociedade determina sua inteligência, pois o desenvolvimento neurológico está ligado ao sociocultural.

A motricidade é a forma de interação com o meio externo da criança; ferramenta de comunicação da vida psíquica; antes da linguagem verbal, já possibilita esclarecer suas necessidades e condições de bem estar ou mal-estar; e a evolução motora depende da evolução psíquica.

Deslocamentos Passivos (Exógenos)

O bebê se move passivamente por deslocamentos externos causados pelos que o rodeiam, sua mãe em particular e reações externas e fisiológicas como gravidade, dor e fome. O bebê é dependente, na fase de simbiose fisiológica ele não consegue satisfazer suas necessidades biológicas com a motricidade pois não diferencia as respostas, não produz ações adequadas, então se comunica com impulsos de desconforto, irritabilidade, impotência, etc. Mas a simbiose afetiva compensa a simbiose fisiológica quando o adulto responde eficientemente de forma motora com uma relação profunda e íntima, respostas de importância emocional e relacional que estimula o psiquismo do bebê.

Sua motricidade visceral é aperfeiçoada; a motricidade dos membros é irregular, mas apresenta momentos de sustentação, interação, aflição e imitação. Não é autônomo, mas sua motricidade relacional, e o contágio emocional contrasta sua inaptidão. As interações com os adultos estimulam o desenvolvimento tônico, neurológico, reticular e cerebelar. Assim dos 3 a 6 meses o bebê irá evoluir da posição deitado para sentado. E entre os 6 a 9 meses adquire padrões motores como reptação, quadrupedia, rolamento, “locomoção em 4 patas” e equilíbrio sustentado. Mas é aos 15 meses que adquire a conquista do mundo ao assumir a posição bípede e posteriormente a marcha.

Deslocamentos Ativos (Autógenos)

Os deslocamentos ativos surgem como respostas aos passivos, os sentidos integrados respondem aos estímulos com posturas corporais e movimentos, interagindo com os outros e com os objetos. Seu sistema neurológico está ligado aos tendões, músculos e sensores vestibulares. A maturação do sistema nervoso e a motricidade levam ao descobrimento do corpo e a aprendizagem da locomoção, equilíbrio e preensão. Os sentidos vestibular e tátil-cinestésico passam a serem ferramentas para a interação com o mundo, alcançando a apropriação da postura bípede e da preensão. Motricidade e ação constroem o psiquismo e a percepção. A modulação tônica, proprioceptiva e postural deixa a motricidade coerente. Interações passadas do adulto para criança como agarrar, manusear, brincar, imitar desenvolvem a autossuficiência da criança.

Deslocamentos Práxicos

São deslocamentos dos segmentos corporais, interações de relação com o meio respondendo de formas diferenciadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com