TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Wallon

Ensaio: Wallon. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Ensaio  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 2

Ressalto ainda que uma dessas perguntas estará na prova.

1-)Piaget fala que o desenvolvimento das crianças é feito cognitivamente de acordo com suas fases, Vigotski diz que o ser é o resultado do meio devido a interação, logo podemos dizer que a linha defendida por Henri Wallon é?

A linha defendida por Henri Wallon é fundamentada por sua ideia em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento (dimensão motora), a inteligência (dimensão cognitiva) e a formação do eu como pessoa .

2-)Fale sobre a relação Wallon, afetividade e inteligência

Para Wallon a inteligência surge depois da afetividade, de dentro dela e conflitando com ela. Por isso nutrir a inteligência incorre primeiro alimentar a afetividade.

3-)Quanto aos estágios de desenvolvimento de Wallon, em 3 linhas no máximo para cada estágio, escreva o que é mais importante de acordo com o ponto de vista desse grande teórico

a-)Estágio impulsivo-emocional (0 a 1ano)

A afetividade fornece o primeiro e mais forte vínculo entre os indivíduos, realiza a transição entre o estado orgânico e a sua etapa cognitiva, que é atingida por meio da mediação social (Dantas,1992).

b-)Estágio Sensório e projetivo (até os 3 anos)

A criança se torna um ser com caráter cognitivo, ocupado com o conhecimento perceptivo e motor do mundo. “ O ato mental projeta se em atos motores” (Galvão, 2000:44).

c-)Estágio do personalismo (3 a 6 anos)

v A tarefa principal é o processo de formação da personalidade, constituir para isso a consciência de se nas suas relações com os outros e, para tanto nega o adulto. Seu pensamento é voltado exclusivamente para si mesmo.

d-)Estágio categorial(7 a 12 ou 14anos)

A inteligência avança no desenvolvimento e a criança utiliza a manifestação de interesse na exploração, no conhecimento. Nesta fase procura diferenciar o eu do não.

e-)Estágio da adolescência

A busca do adolescente por uma nova definição da personalidade, que é influenciada eu.

pelas modificações corporais, enfim ele almeja compreender a sua identidade .

4-)Comente sobre a relação Professor-Aluno e o papel da escola segundo Wallon

A relação Professor –Aluno é de identificar as qualidades e os pontos a melhorar para que possa desenvolver as atividades de acordo a contribuir com o aprendizado. Em relação sala de aula o educador, o aluno tem possibilidade de desenvolver se como um todo, nos seus conceitos cognitivos, motor e afetivo.

5-) O que mais te chama atenção referente ao Teórico Wallon

A visão dele de inteligência surgir depois de afetividade e o exemplo de que alunos aprendem mais quando “gostam” do professor, me leva a seguir a mesma linha de raciocínio, outro fato que me chamou atenção é da postura que ele tem, que o educador deveria evitar atitudes autoritárias afim de evitar conflitos.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »