TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Henri Paul Hyacinthe Wallon

Artigo: Henri Paul Hyacinthe Wallon. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  Artigo  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 3

Henri Paul Hyacinthe Wallon

Henri Paul Hyacinthe Wallon nasceu em Paris, na França em 1879 era médico, psicólogo e filósofo. Atuou na primeira guerra mundial tratando de transtornos psiquiátricos, onde começa seus estudos. Se dedicou em entender a parte psíquica pelo lado da perspectiva genética, por isso seu maior interesse pelo desenvolvimento infantil. Participou do projeto de reforma do ensino, conhecido como Lagevin-wallon – conjunto de propostas que equivale a diretrizes e bases da nossa lei , um dos pontos principais é de que nenhum aluno deve ser reprovado em uma avaliação escolar.

Graduou-se em medicina e psicologia. Em 1925 criou um laboratório de psicologia biológica da criança. 4 anos mais tarde tornou-se professor da universidade ao longo de toda vida , dedicou-se a conhecer a infância e os caminhos da inteligência nas crianças. Foi um estudiosos que se dedicou ao entendimento do psiquismo humano.

Wallon deu maior ênfase aos sentimentos e emoções. Para ele a formação é total (intelectual, afetivo e social) . Ele foi um grande revolucionário na educação naquela época, pois acreditava que a inteligência não vinha somente do cérebro e os elementos para interação em todo o tempo eram:

Afetividade, movimento, inteligência e formação do eu

Na Afetividade, movimento, inteligência e formação do eu, as ideias de Wallon se aproximam das de Piaget , porém a ênfase de Wallon é nos sentimentos e emoções aspectos afetivos ,cognitivos e motores todos juntos. Nesse agrupamento que se dá o desenvolvimento. De forma que o bebê interagindo com a mãe, juntamente com o afeto estimulado e desenvolvendo as emoções, esse bebe cria um modo de se comunicar e dessa forma começa a se desenvolver.

“A emoção engloba a afetividade que é um fator fisiológico e também social adaptando-se ao meio”.

A emoção é capaz de superar a razão e é no desenvolvimento que acontece o equilíbrio e faz com que a razão seja mais usada, que a emoção ou somente em momentos adequados. Acreditava que reprovar um aluno era sinônimo de excluir , negar, expulsar ou seja a própria negação do ensino.

Basicamente o psíquico é a construção da vida genética ou orgânica com o meio social e acima de tudo crendo que o desenvolvimento do psicológico só será estimulado pelo desenvolvimento motor e afetivo. Em suas afirmações Wallon dizia que as emoções tem papel predominante no desenvolvimento da pessoa, e que é por meio das emoções que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades

A obra de Henri Wallon é perpassada pela ideia de que o processo de aprendizagem é dialético: não é adequado postular verdades absolutas, mas, sim, revitalizar direções e possibilidades. Wallon propõe o estudo da pessoa completa, tanto em relação a seu caráter cognitivo quanto ao caráter afetivo e motor. Para Wallon, a cognição é importante, mas não mais importante que a afetividade ou a motricidade.

Henri Wallon não foi apenas um Médico ou um Psicólogo da criança. Seu projeto foi formular uma "ciência do homem". Em 1925 ao publicar sua tese de doutorado "A infância turbulenta", propôs aquilo que mais tarde iria se chamar de "neuropsicologia". Nesta época ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com