TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Web Aula Perguntas para reflexão

Ensaio: Web Aula Perguntas para reflexão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  Ensaio  •  3.536 Palavras (15 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 15

WEB AULA 1

Unidade 1 – Motivação1

QUESTÕES PARA REFLEXÃO:

Você sabe o que te motiva e o que não te motiva?

Já parou para pensar por que uma coisa que te motiva, não necessariamente motiva outra pessoa?

Afinal, o que faz com que as pessoas se sintam motivadas ou não?

“ O importante e bonito do mundo é isso: que as pessoas não são sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam”.

Guimarães Rosa

Motivação

Assim como todo o comportamento humano, a motivação existe dentro e fora das organizações. Mas, nos focaremos aqui para a motivação no contexto organizacional.

A motivação pode ser definida como algo que impulsiona as pessoas a realizar um comportamento.

Você sabia que a motivação varia de pessoa para pessoa?

Por exemplo: Se pra você, realizar trabalhos rotineiros é uma função que te motiva. Para mim, eu pediria pra morrer... ou melhor, trocaria de função. Já, se me desse um desafio para ser resolvido, certamente ficaria muito motivada.

Normalmente o estudo da motivação relaciona-se ao comportamento produtivo das pessoas e também ao controle sobre elas.

Elton Mayo realizou uma pesquisa que ficou muito conhecida como a experiência de Hawthorne. Esta experiência possibilitou a realização de vários outros experimentos que culminaram na origem da escola das Relações Humanas.

Na página 365 do livro “Psicologia, organizações e trabalho no Brasil” este exemplo está descrito detalhadamente e gostaria que você o lesse para entendê-lo melhor.

É sobre uma série de pesquisas realizadas em uma empresa, que tinha o objetivo de estudar os efeitos da iluminação na produtividade. Ao final, Mayo concluiu que a variação na iluminação não interferia na produtividade, mas que a presença dos pesquisadores tinha relações com a produtividade, ou seja, não era um fator físico, mas um fator psicológico que influenciava a produtividade.

Como não poderia deixar de ser, existem várias teorias sobre a motivação desenvolvida por vários pesquisadores.

A teoria mais conhecida é a de Maslow. Ele vê a motivação como necessidades biológicas que precisam ser satisfeitas. Estas necessidades estão hierarquizadas, na qual uma necessidade precisa ser pelo menos parcialmente satisfeita para que a pessoa possa ser motivada pela necessidade seguinte.

As necessidades que ele propôs são: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades de afeto, necessidades de estima e necessidade de autorrealização.

Coloquei alguns exemplos desta teoria para que você consiga melhor visualizá-la. Este vídeo caseiro mostra com certo humor a teoria das necessidades, na forma de cinema mudo.

Veja também um exemplo da teoria utilizada num anúncio de publicidade. Está em espanhol, mas mesmo não entendendo nada da língua, dá para acompanhar a teoria.

Percebeu como são conhecidas e largamente utilizadas? Não se esqueça que também recebe muitas críticas. Você tem alguma crítica sobre esta teoria? Poste no fórum sua opinião.

Outra teoria motivacional que tem grande influência nas organizações é a teoria feita por Herzberg, a Teoria da Motivação/Higiene. Para ele, os fatores de motivação (realização, reconhecimento, o trabalho em si, responsabilidade, avanço e crescimento) satisfazem as pessoas no ambiente de trabalho. Por outro lado, os fatores higiênicos (administração e política da empresa, supervisão, relacionamento com superior hierárquico, condições de trabalho, salário, relacionamento com os colegas, vida pessoal, relacionamento com subordinados, status e segurança) não satisfazem as pessoas, mas é preciso atenção a eles para não se tornarem desmotivadores. Por exemplo, se estas necessidades não forem atendidas pela organização, causarão insatisfação nos funcionários.

Para Herzberg, a satisfação e a insatisfação não são opostos, mas devem ser analisados separadamente, assim é preciso que tanto os fatores motivacionais como os fatores de higiene sejam considerados na administração de organizações. Com isso, deve-se saber que os fatores de higiene não são motivadores, mas eles ajudam a evitar a insatisfação.

As semelhanças entre as teorias da necessidade de Maslow e a teoria da motivação/higiene de Herzberg estão no fato que os fatores motivadores contribuem para a satisfação de ordem mais elevada (estima e autorrealização), enquanto que os fatores higiênicos estão relacionados com as necessidades básicas (fisiológica, segurança e afeto). O que as diferencia é que Herzberg não os hierarquizou assim como Maslow fez.

Além destas teorias apresentadas aqui existem diversas outras. Você pode saber mais sobre elas ao ler o livro-texto da disciplina.

Agora que já leram e tiveram uma visão geral sobre as teorias de motivação, assista a um trecho do filme “Fomos Heróis”. Apesar de ser uma cena largamente utilizada para ilustrar o papel da liderança, optei por utilizá-la vendo-a com “outros olhos”.

Para se situar no filme, esta é a cena de uma formatura militar pouco antes de saírem para um combate. Vamos ao filme!

Agora, após assistir ao trecho do filme reflita sobre como este líder motivou seus liderados. Perceba que no discurso do comandante aos seus comandados, ele fala de valores necessários para atingir a meta, valoriza a intenção, fala como será a ação (não será fácil), afirma o seu compromisso com o grupo e também fala da satisfação com os objetivos a serem alcançados (todos voltarão).

APROFUNDANDO O CONHECIMENTO:

Leia o capítulo 4 do livro “Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil”, não se esquecendo da relação entre motivação e desempenho. Na sua leitura perceba porque nem sempre uma pessoa altamente motivada terá um ótimo desempenho.

PARA SABER MAIS:

Para saber mais sobre o conceito de motivação, leia este artigo publicado na revista GV-executivo, disponível aqui

http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/1716.pdf

e veja se você tem a mesma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com