TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Winnicott - O Brincar

Pesquisas Acadêmicas: Winnicott - O Brincar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 2

Winnicott – O Brincar

Na História da psicanálise encontramos a relação entre a brincadeira infantil com a sublimação. “A brincadeira se sustenta a partir de uma fantasia que se oculta dentro de si.” (Sérgio de Gouvêa Franco,2003).Freud estabelecera dois campos da experiência do individuo ,a realidade psíquica em que se refere a experiência psíquica pessoal e interna e também da realidade externa de cada um compartilhada socialmente , que distingui-se do primeiro e muitas vezes se opõe. Winnicott propõe um campo intermediário entre estes dois , que alguns erroneamente confundem com o objeto transacional ,porém se trata de uma área intermediária .

Para poder entender o Brincar de Winnicott é imperativo compreender este campo intermediário,constituído tanto pela realidade interna quanto externa.O bebê inicialmente tem a ilusão e se percebe como potente e criador,depois passa pela necessária desilusão quanto á sua onipotência e chega a “certa” aceitação da realidade social.

Winnicott - Espacialidade e Temporalidade do Brincar

O brincar não ocupa um espaço dentro nem tampouco fora da subjetividade, não está no não-eu e nem inteiramente dentro da subjetividade e corpo,fica na fronteira que Winnicott chama de Espaço Potencial,este é diferente do espaço-tempo do senso comum. Winnicott diz na introdução de O Brincar e a Realidade (Winnicott,1975) quando trata de fenômenos transacionais e espaços potenciais, que está se referindo a um paradoxo:

Minha contribuição é solicitar que o paradoxo seja aceito, tolerado e respeitado, e não que seja resolvido. Pela fuga para o funcionamento em nível puramente intelectual, é possível solucioná-lo, mas o preço disso é a perda do valor do próprio paradoxo.” (WINNICOTT, 1975, p.10)

O paradoxo a que Winnicott se refere é sobre uma temporalidade e espacialidade não convencionais, para compreendermos precisamos olhar pela ótica das lógicas inclusivas e abster-nos da lógica formal clássica, que diz que é sim ou não, está ou não está ,é ou não é,o Princípio do terceiro excluído.Um exemplo desta quebra de paradigma está na física quântica , mais especificamente na física da luz, onde esta pode ser entendida como um fenômeno ondulatório e corpuscular ao mesmo tempo.

Winnicott nos fala de um espaço-tempo entre a realidade psíquica proposta por Freud(intrapsiquica) e a realidade externa,localizada nas tramas sociais(intersubjetivas) ,logo Winnicott não vai conta as teorias de Freud e sim procura somar a ela introduzindo mais um espaço, este intermediário ,aos dois propostos por Freud,espaço este construído entre o bebê e a mãe e recriado na relação analítica , e aí está o espaço de Brincar para Winnicott.

Referências:

FRANCO,S.G: Ágora:Estudos em Teorias Psicanalíticas. Ágora (Rio J.) vol.6 no.1 Rio de Janeiro Jan./June 2003. Disponível em :HTTP://Scielo.br/.Acesso em 01/11/2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com