TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

É melhor conhecer a psicologia

Tese: É melhor conhecer a psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Tese  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 3

Conhecendo Melhor A Psicologia

&

Suas Contribuições

Para

A Formação Dos Professores

Para sabermos mais sobre a psicologia é necessário conhece - lá melhor, o seu nascimento ocorreu inicialmente na Alemanha no início do século xx, e ganhou força no seu desenvolvimento nos Estados Unidos, em 1879 ,em Leipzig foi fundado o primeiro laboratório de psicologia por Wundt.

Como já temos lido em alguns livros, e aprendido no decorrer das aulas, hoje sabemos que a psicologia é uma ciência que, estuda o comportamento humano, suas causas e conseqüências, é um saber especifico sobre o homem, e tem como objetivo de estudo o desenvolvimento do ser humano, em todos os seus aspectos; físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social, desde o seu nascimento até a idade adulta do indivíduo, à sua maturidade, ela permite-nós conhecer as características comuns de cada faixa etária, possibilitando descrever e reconhecer as individualidades das pessoas, para a observação e compreensão de seus comportamentos.

Você sabia que a psicologia como profissão não surgiu na academia ou em laboratório? Ela surgiu devido à demanda social de normalização e controle, o seu inicio se deu nas instituições onde eram tratados problemas de conduta tais como; prisões, hospícios, tribunais e escolas, os psicólogos profissionais desta área têm a capacidade de escutar e aconselhar seus pacientes.

É importante sabermos, que a proximidade, entre a psicologia e a pedagogia teve seu ápice entre os anos 30 e 60, momento esse que foi fortemente influenciada pelas concepções escolanovistas, e a educação passou a ver o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento infantil como o foco principal para a formação do professor.

Por isso dizemos que a psicologia é fundamental pra que tenhamos um bom desempenho como professor, lembre-se, ela não nasceu para resolver os problemas educacionais em geral, ou problemas específicos da educação escolar, mas ajuda-nos enquanto educadores resolver ou amenizar os problemas vivenciados em salas de aula, podemos então afirmar que ela contribui para nossa formação! Por quê? Porque é uma fonte muito ampla e enriquecedora de saberes, e estes quando conhecidos por nos educadores, nos proporciona um nível maior de conhecimento, possibilitando assim exercer bem e de forma correta nossa função, devemos construir pontos de referencia a ser seguidos, permitindo observar as características do desenvolvimento de cada criança.

A psicologia nós ensina a vermos o aluno, como um ser único, e compreendermos suas individualidades, e que estes precisam de cuidados especiais pra que os mesmos desempenhem suas habilidades, progrida bem em sua aprendizagem e desenvolvimento, mas é fundamental que tenhamos essa percepção, pois não existe uma regra padrão de desenvolvimento, cada ser humano tem o seu e pode variar entre os indivíduos, a psicologia sustenta esta relação entre quem ensina o que é ensinado e quem aprende.

Educar é precisamente isso; é transmitir marcas simbólicas, inventar metáforas, que possibilitem o ser humano usufruir de um lugar no mundo, a intervenção educativa é capaz de desenvolver um saber natural, ou seja,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com