TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA COMO INSTRUMENTO PARA A TOMADA DE DECISÃO

Artigo: ÉTICA COMO INSTRUMENTO PARA A TOMADA DE DECISÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  1.972 Visualizações

Página 1 de 2

Este trabalho tem por objetivo discutir a importância da ética dentro das organizações, de maneira a contribuir para a reflexão das práticas administrativas atuais. Segundo MAXIMIANO, Ética é a ciência ou campo do conhecimento que trata da definição e avaliação do comportamento de pessoas e organizações.

A motivação para este assunto fundamenta-se na premissa de que a ética, entendida como a ciência dos costumes ou dos atos humanos, passa a ser uma questão de sobrevivência para organizações submetidas a pressões constantes, nos setores mais dinâmicos da empresa.

Nas relações empresariais atuais tem-se a identificação de que a ética pode ser considerada uma essência de sucesso para as organizações modernas. Esta essência apresenta-se por meio das ações entre agentes empresariais, como por exemplo, clientes, fornecedores, concorrentes e entre os próprios colaboradores da empresa. O agir com ética, nesse contexto, significa agir de acordo com determinadas regras e preceitos.

A palavra ética vem do grego “ethos”, significando “caráter” enquanto forma de vida, também adquirida ou conquistada pelo homem. Ao aproximar este conceito junto ao ambiente corporativo, tem-se que a ética pode representar a natureza das empresas, uma vez que estas são formadas por um conjunto de pessoas. A ética é, portanto, um conjunto de princípios e valores que têm por objetivo guiar e orientar as relações humanas.

Segundo Nasch (1993:06) a define como “o estudo da forma pela qual normas morais e pessoais se aplicam às atividades e aos objetivos de uma empresa comercial”. Com isso, o que a autora afirma é que a ética nas organizações não se caracteriza como valores abstratos nem alheios aos que vigoram na sociedade; ao contrário, as pessoas que as constituem, sendo sujeitos históricos e sociais, levam para elas as mesmas crenças e princípios que aprenderam enquanto membros da sociedade.

Normalmente, o mundo de uma organização é permeado por conflitos, por choques entre interesses individuais e, muitas vezes, entre esses e os da própria organização, de modo que a ética servirá para regular essas relações, colocando limites e parâmetros a serem seguidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com