TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética E Responsabilidade Social

Trabalho Universitário: Ética E Responsabilidade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  2.757 Palavras (12 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 12

1)

Responsabilidade social da empresa Aurora:

O Cooperativismo é a união, a cooperação de pessoas de um determinado seguimento em busca de objetivos mútuos. No Brasil é visto com bons olhos, por estar ligado nas questões sociais, trazendo desenvolvimento interpessoal e fortalecendo cada vez mais a cooperação entre as áreas que envolvem seu dinamismo.

A Aurora Alimentos procura trabalhar em suas unidades os princípios e a essência do cooperativismo, desenvolvendo programas que visam o envolvimento das pessoas, procurando trabalhar no tripé da sustentabilidade e assim se manter economicamente, mas não esquecendo a preocupação com o social e o ambiental.

O cuidado e o compromisso com o ser humano é prioridade. O zelo vem diretamente de suas raízes cooperativistas e rurais formada por famílias de pequenos produtores que criaram com o passar do tempo um sentimento de apego e cuidado com a vida, investir no social é um dos princípios da Aurora Alimentos.

Através da Fundação Aury Luiz Bodanese que é mantida pela Aurora Alimentos são desenvolvidos diversos programas de interação social nas diversas comunidades.

Os princípios que sustentam os programas da Fundação Aury Luiz Bodanese estão baseados na articulação de três eixos fundamentais:

Ambiental: promover ações voltadas à preservação e educação ambiental.

Cultural: possibilitar acesso a manifestações culturais através de atividades que promovam a interação das pessoas.

Social: promover ações de valorização da vida, ao bem-estar social e pessoal com vista à autonomia, a saúde, a democracia e ao exercício da cidadania.

Responsabilidade social da empresa Carrefour:

Boas condições de trabalho são pré-requisitos para uma boa qualidade de vida. Esta é uma das razões para que todos os trabalhadores de nossos fornecedores certificados devam ser maiores de idade e registrados. Devem, ainda, realizar projetos junto às suas comunidades. Ou seja, o selo Garantia de Origem é um compromisso com a sociedade.

Educação

Muitas empresas fornecedoras de produtos Garantia de Origem Carrefour desenvolvem projetos para combater o analfabetismo entre seus funcionários, através da oferta de formação para os adultos e seus filhos. São tantos os casos de sucesso, que existem empresas onde o analfabetismo foi erradicado, e as atenções agora, se voltam para o incentivo à frequência de cursos de idiomas, cursos técnicos e, até mesmo, pós-graduação.

Para suprir as necessidades de consumidores cada vez mais preocupados em manter uma vida saudável, o selo Garantia de Origem Carrefour traz produtos ecologicamente corretos. Um fornecedor Garantia de Origem deve preservar matas e rios, obedecer às legislações ambientais. O Carrefour mantém os seguintes compromissos com o meio ambiente: diminuir os resíduos, preservar a biodiversidade, preservar a qualidade e a disponibilidade da água e evitar assoreamento de rios protegendo os recursos hídricos.

Responsabilidade social da empresa Votorantim:

O Instituto Votorantim foi criado em 2002 com o objetivo de qualificar o investimento social do Grupo Votorantim. A decisão de criá-lo veio fortalecer sinergias entre as empresas, identificar e aproveitar oportunidades de gerar valor para a sociedade, promovendo esforços em torno de uma causa comum: a juventude. Atualmente, atua no campo da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), estimulando internamente princípios e boas práticas de sustentabilidade.

Os programas voltados para a juventude são definidos como “rotas”. Criando rotas para o futuro, o Instituto sugere caminhos, oferecendo aos jovens oportunidades nos campos de Educação, Trabalho, Cultura e Esporte, bem como no fortalecimento de direitos, por intermédio do VIA e no incentivo aos jovens talentos que se destacam em seus diversos projetos, por meio do Programa Geração Atitude.

Educação: elevação da escolaridade do jovem para o seu desenvolvimento continuado, por meio da educação de qualidade.

Trabalho: acesso e inserção qualificada do jovem no mercado de trabalho, respeitando sua vocação e interesse na construção de uma carreira profissional.

Cultura: ampliação do acesso do jovem a experiências artísticas de todas as áreas culturais, em todas as regiões do País, por meio do Programa de Democratização Cultural Votorantim.

Esporte: formação do jovem por meio de atividades esportivas com foco educacional, capacitação de agentes sociais e incremento de infraestrutura.

Via - Apoio ao Estatuto da Criança e do Adolescente: fortalecimento da rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente e apoio aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs).

Geração Atitude: oportunidade e subsídios para jovens, com potencial e iniciativa de destaque, identificados em projetos apoiados pelo Grupo Votorantim, para implementarem seu plano de vida individual ou empreendimentos bem-sucedidos, a partir de seus desejos, vocações

e talentos.

Responsabilidade social da empresa Electrolux:

A Electrolux trabalha para reduzir os impactos ambientais economizando recursos naturais na fabricação e desenvolvendo produtos mais sustentáveis, que consomem menos água e energia quando utilizados.

Esses esforços renderam à Electrolux a classificação como líder no ranking do Índice de Sustentabilidade Dow Jones 2010 no quesito de indústria de bens duráveis. Desde 1999, o ranking aponta as melhores empresas em suas categorias e ressalta as líderes em sustentabilidade de cada setor. A premiação é o reflexo de diversos programas globais que vêm sendo desenvolvidos pela Electrolux em suas unidades do mundo todo.

Só para se ter uma ideia, até 2012 a economia de recursos naturais no processo produtivo da Electrolux deve trazer um retorno anual de US$ 14 milhões ao grupo e evitar a emissão de 70 mil toneladas de CO2 na atmosfera o equivalente às emissões anuais de mais de 30 mil carros.

No Brasil, o processo produtivo sustentável adotado pela empresa reduziu em 70% o consumo de água. Além disso, todas as unidades brasileiras são certificadas pelo Sistema de Gestão de Qualidade (ISO 9000) e pelo Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001). Venha conhecer mais sobre os produtos Electrolux e como eles podem ajudar a garantir o futuro do planeta aqui, na Casa Electrolux.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com