TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética no Código de Ética Profissional

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

UNESA

Rio de Janeiro, 08 de setembro de 2015.

Alunas. Regina de Pinho Vidal do Nascimento e Marcia Pereira dos Santos

Matrículas. 200801090681 e

Matéria. Est. Sup. Básico II em Psicologia.

TRABALHO REFERENTE AO TEXTO

“A ÉTICA COMO PRÁTICA”

Avaliação da leitura do texto.

A ética é considerada umas das questões mais importantes como prática em cada profissão. No referido texto, ele aponta para algumas questões que vem acontecendo como denúncias éticas ao Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro. Entendendo que precisava haver algumas mudanças para atender as demandas que chegam ao Conselho, foi retirada a antiga plenária e instalou-se a Comissão Gestora que vem trabalhando para atender as questões que ainda não foram resolvidas e as que estão chegando. Instalou-se também a Comissão de Orientação e Ética (COE), esta comissão tem como objetivo resolver questões dentro da prática diária do psicólogo para além do Código de Ética Profissional. Neste texto entendo que há diversas questões que precisam ser levantadas e pensadas no sentindo de fazer mudanças no sistema ético de atuação do psicólogo. O assunto que se destaca no texto é a ética e a moral dentro da profissão e do Código de Ética. André Martins fala da ética nos dias de hoje que tenta se livrar de um modelo de regras e verdades absolutas por seguir um modelo histórico. Um destaque no texto que me chamou atenção foi a forma como o psicólogo tem visto a formalização excessiva da Ética e tem sido prejudicial à profissão, que encontra dificuldades em questões que não se enquadra nos códigos, segundo afirmações de Marisa Lopes da Rocha. O que penso na leitura deste texto é que quando um profissional não tem ética ele está evidenciando e dando descrédito ao Código de Ética Profissional e aos outros companheiros de profissão. É preciso andar de acordo com as regras, com os valores, para que se possa exigir ética e moral dos outros que fazem parte desta profissão de tanta relevância nos dias de hoje, que quando é trabalhada com ética e moral realiza seu papel e sua função no dever de que prometeu cumprir no dia em que fez o juramento no exercício de sua profissão. Para mim ética e moral é dever de todos no exercício da profissão ou não. Para mim existe Ética em tudo que se relaciona com a humanidade.

01)Qual o Valor do Código de Ética Profissional?

R. O Código de Ética Profissional tem valor quando o profissional põe em prática não apenas porque é seu dever, mas por aceitar e acreditar nos valores que deve praticar com convicção no cumprimento de um ideal profissional. O valor do (CEP) deve ser visto como um eixo norteador de um conjunto de direitos e deveres, como pilares nos quais a atuação do psicólogo deve se sustentar. Ele orienta e alinha a atuação do profissional a partir de valores e atitudes em suas práticas profissionais. Suas normas e códigos são orientações que o profissional deve seguir e praticar como campo ético constituído de valores e obrigações.

02) Apresente a problematização em torno da existência de um Código de Ética Profissional.

R. Foucault desenvolve suas teorias destacando a estética da existência. Substituiu “uma história dos sistemas de moral, feita a partir das interdições por uma história das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com