TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Рercepção visual

Artigo: Рercepção visual. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Artigo  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  227 Visualizações

A percepção visual é a apreciação da realidade através do sentido da visão. Todos nós construímos uma realidade interna baseada na realidade externa, graças à informação dos diferentes sentidos e das nossas experiências prévias. Essas informações inter-relacionadas com outras áreas cerebrais, produzem uma resposta motora que constitui o nosso comportamento.

A percepção visual serve para identificar, classificar, organizar, armazenar e lembrar a informação apresentada visualmente. Através da percepção visual analisamos as diferentes características de um estímulo visual como a forma, a cor, o tamanho, a textura ou o peso, e lhe damos um significado ao que vemos.

Considerando que o sistema visual aporta 80% da informação sensorial, o processamento da informação visual é um aspecto chave para o entendimento do mundo.

Um bebê usa sua habilidade de análise visual para reconhecer rostos e objetos que estão ao seu redor.

Uma criança em idade pré-escolar usa a percepção visual para desenvolver a compreensão das formas, dos símbolos abstratos e suas relações.

Uma criança em idade escolar usa essas habilidades para decifrar palavras, resolver quebra-cabeças e compreender conceitos matemáticos.

Os problemas perceptivos explicam determinadas dificuldades que observamos nos processos de aprendizagem. Por esse motivo os Optometristas Comportamentais avaliam e tratam as habilidades perceptivas incluindo:

Discriminação Visual

Constância de forma

Memória visual simultânea e sequencial

Orientação ou relações espaciais

Figura–Fundo

Fechamento visual

Sabendo que a visão é uma habilidade que se aprende podemos melhorar as áreas perceptivas através da terapia visual, ajudando as crianças com problemas de aprendizagem a terem êxito na escola.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com