TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL PARA O CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER

Por:   •  4/7/2016  •  Artigo  •  2.490 Palavras (10 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 10

A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL PARA O CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER (CRM) EUDÓCIA ANTUNES DE ASSIS - PAULO AFONSO

Ana Paula de Jesus Silva

Cicero Gomes Horácio

Iraci Josefa da Silva

       Marileide Bezerra dos Santos

Professora-Orientadora Caroline Oliveira Pereira de Souza

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso Serviço Social – SES 0199

29/10/2014

RESUMO

A violência contra a Mulher é um problema social que atinge diversas mulheres em todo mundo e independe da classe social, escolaridade, etnia e raça este e problema grave e devastador. O Brasil e um dos países que apresenta os maiores índices de violência contra a mulher, em 2013 Mais de 33 mil mulheres foram vítimas de algum tipo de agressão na Bahia. Em boa parte dos casos, o parceiro é o principal agressor. A conseqüência para as mulheres e gravíssima tendo um impacto direto sobre sua saúde mental física e reprodutiva da mulher, a grande maioria dos assassinatos do sexo feminino tem como causa a violência domestica, pois seus companheiros na maioria das vezes são seus algozes. No município de Paulo Afonso devido a alto índice de violência contra a mulher foi implantada a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) que completou sete anos de atuação, mesmo após essa vitoria para nossa cidade faltava um centro para atendimento para tratar os traumas causados pelo desrespeito e violência gratuita contara a mulher. Diante desse fato em 2010 foi inaugurada o Centro de Referencia da Mulher (CRM) Eudócia Antunes de Assis. No Centro de Referência da Mulher há o acolhimento e atendimento psicológico, social e jurídico às mulheres em situação de violência sexual, psicológica, física, patrimonial, moral, gênero ou doméstica. O papel do assistente social tem impacto direto na realocação da mulher no meio social do qual foi negado o direito da sua liberdade, através dos grupos de convivência e dos projetos bem como as oficinas, todas essas iniciativas tem como objetivo resgatar a dignidade e autoestima, neste contexto a família será a base de um no começo.  

Palavras-Chave: violência, mulher, centro de referencia, família, social

1-INTRODUÇÃO

    A pratica profissional do Assistente Social dos últimos anos ganhou grande relevância, o assistente social tem a função de planejar executar e prestar assessoria, suas intervenções no cotidiano da vida social, através de ações sócias educativas. A lei orgânica de Assistência Social brasileira define as diretrizes  da assistência social,  em que todos tem garantidos direitos sociais de sobrevivência. Atualmente, a assistência social conta com sua Lei Orgânica Especifica (Lei 8.742 de 07/12/93, a LOAS.

    No Centro de Referencia da Mulher Eudócia Antunes de Assis­ CRM, o trabalho realizado pelo assistente social visa resgatar a dignidade da mulher, justamente com o apoios dos outros profissionais a tarefa do seu cotidiano e um espelho  invisível em que cada mulher acolhida tem um histórico de violência parecido com conseqüências distintas para sua vida,  portanto é necessário buscar a realidade em que ira intervir , procurando incorporar um método de trabalho , que possa dar respostas e resultados positivos  , tendo em vista alocar adequadamente os projetos de resgate a dignidade social das mulheres e acima de tudo informar a sociedade sobre esta pratica abonável com palestras  e trabalhando em conjunto com as entidades de  apoio a mulher disseminado o conhecimento de forma objetiva.  O CRM de Paulo Afonso esta localizado na Avenida Antonio Carlos Magalhães s/n - Bairro: Amauri Alves, inaugurado em 07 de agosto de 2010, atendendo a área municipal, tendo vinculo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social ­ SEDES. Sua atuação na área da política pública para as mulheres e realizada no espaço de acolhimento e atendimento social, psicológico e jurídico atendendo as mulheres em situação de violência.    Todo este trabalho e realizado com o apoio da Secretaria de desenvolvimento Social, que através de seus trabalhos sociais resgata os direitos e sua autoestima. O foco desta metodologia e é principalmente disseminar o conhecimento e informações cabíveis a sociedade, em especial às mulheres em situação de violência, sobre os seus direitos, ressaltando a importância do Centro de Referência da Mulher e todo seu trabalho de apoio para com as mulheres em situação de risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (226.7 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com