TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação do Assistente Social, na Garantia dos Direitos o Centro de Convivência do Idoso

Por:   •  12/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.321 Palavras (14 Páginas)  •  2.043 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

 A Atuação do Assistente Social, na Garantia dos Direitos no Centro de Convivência do Idoso

Acadêmica: Lidinaura Rosa

Professora Tutora Externa: Helga Chiamulera

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso: Serviço Social

06/06/2016

RESUMO

 Este trabalho tem por objetivo analisar a atuação do Assistente Social no centro de convivência do idoso, sendo ele principal mediador na garantia aos direitos desse segmento populacional. Buscou-se relatar sobre o processo de envelhecimento, destacando as leis que amparam os idosos, como a Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso. Descrevendo ainda, algumas atividades do CCI voltada ao atendimento dos idosos na cidade de Ji-Paraná.

Palavras-chave: Envelhecimento – Atuação do Assistente Social - Política Nacional do idoso.

  1. INTRODUÇÃO

A questão do envelhecimento com qualidade é um dos desafios da atualidade. Com essa questão imposta, todas as esferas da sociedade devem trabalhar conjuntamente para amparar este segmento populacional. Perante o descrito, este estudo tem por objetivo analisar a atuação do profissional em serviço social, como garantidor dos direitos dos idosos no centro de convivência.

Fazer esse estudo é imprescindível, visto a importância da atuação desse profissional inserido no centro de convivência, com o principal objetivo de atender essa demanda populacional. O assistente social trabalhará com o intuito de buscar melhorias para esses indivíduos longevos e uma melhor qualidade de vida.

A partir disso, buscou-se compreender o processo de envelhecimento, evidenciando a necessidade de o assistente social trabalhar como mediador no atendimento destes indivíduos longevos. Foi mensurada a importância das leis que asseguram os direitos dessa população, destacando a Política Nacional do Idoso, em conjunto com o Estatuto do Idoso.

No entanto, para que estas leis possam ser conhecidas, é de suma importância a mediação do Assistente Social, onde use de suas técnicas, com o intuito de fazer essa intermediação. Neste trabalho foi destacada a importância do centro de convivência de Ji-Paraná, bem como as atividades desenvolvidas nesse espaço, como também relatos de idosos que participam desse espaço.

2.  ENVELHECIMENTO E POPULAÇÃO IDOSA

O envelhecimento da população[1] é um fenômeno que vem crescendo, tanto nos países desenvolvidos como naqueles que estão em desenvolvimento. Começou a evidenciar o aumento da expectativa de vida em meados dos anos 60, resultado dos avanços tecnológicos na área da saúde, combinados a taxa de fecundidade, que permitiu o aumento da expectativa de vida da população.

No entanto, mesmo com esse aumento da população idosa no país, ainda sobressaem o preconceito e a descriminação, pois o modelo capitalista construiu uma imagem perante o idoso, o colocando em um lugar marginalizado na existência humana, visto que ao passar do tempo os idosos perdem o seu potencial evolutivo, e consequentemente seu valor social.

Os idosos constituem um setor da sociedade fortemente marginalizado [...] uma das principais causas desse fato deve-se à racionalidade capitalista, que considera os idosos não-produtivos, no sentido econômico. Por isso, são escassas as oportunidades do idoso manter-se no mercado de trabalho. Por outro lado, com os avanços científicos, conseguiu-se o aumento da esperança de vida, mas nem sempre se evidenciam preocupações com a qualidade de vida nesses anos a mais. Nos países em desenvolvimento, como o Brasil, a condição de vida dos idosos é muito comprometida, especialmente no que se refere ao exercício da cidadania, intimamente ligado à qualidade de vida dessa população (BULLA, MENDIONDO, 2003, p. 273).

Como relatado acima, a esperança de vida aumentou, porém a preocupação com a qualidade vivida põe-se em questionamento. Por ser uma transformação natural que todo indivíduo irá passar, o envelhecimento não deve ser tratado apenas com soluções médicas, mais também por intervenções sociais. 

O envelhecimento é um processo normal, dinâmico, e não uma doença. Enquanto o envelhecimento é um processo inevitável e irreversível, as condições crônicas e incapacitantes que frequentemente acompanham o envelhecimento podem ser prevenidas ou retardadas, não só por intervenções médicas, mas também por intervenções sociais, econômicas e ambientais. (BRASIL, 1996, p.1)

É nesse cenário que se evidencia a necessidade do Assistente Social em fazer a mediação para assegurar os direitos dos idosos, visto que existem leis que os amparam.  No entanto, a grande maioria dos idosos brasileiros não tem conhecimento destas leis que os protegem, desconhecendo assim os seus direitos. Portanto, é primordial a intervenção do Assistente no centro de convivência para que esta população idosa tenha mais informação sobre essas leis, e possa reivindicar do Estado e da Sociedade a efetividade delas.

2.1- Política Nacional do Idoso

A Política Nacional do Idoso foi promulgada em 1994, pela Lei 8.842, com a finalidade de proteger e assegurar o direito do Idoso assim como afirma o Art. 1º “A política nacional do idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade”.

A edição da lei que institui a Política Nacional do Idoso trouxe vários avanços para a proteção aos idosos, no entanto tal lei se preocupa mais com a atuação do poder público e sua forma de promover políticas sociais de atendimento ao idoso (PACHECO, 2008, p. 21).

A mesma lei recomenda que sejam desenvolvidos programas educativos, especialmente nos meios de comunicação, a fim de informar à população sobre o processo de envelhecimento. Esclarece aspectos das atenções devidas a esse público, mencionando a importância de serem observadas “as diferenças econômicas, sociais, regionais e, particularmente, as contradições entre o meio rural e urbano no Brasil” (BRASIL, 1994).

Esta política, no entanto, ela retrata de forma geral qual será atuação do poder público na criação das políticas voltadas ao atendimento desses indivíduos. Cabendo a todas as esferas trabalhar para o cumprimento dessas leis. Como pode ser visto no artigo De o artigo 2º onde é considerado idoso, a pessoa acima de 60 anos de idade, onde o Estado, a sociedade e a família têm o papel fundamental de proteger, e garantir à participação na comunidade, a dignidade e o direito a vida.  Como afirmado, todos irão desempenhar um papel, para que tais medidas sejam cumpridas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (200.1 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com