TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Tributária Na Empresa

Por:   •  29/3/2014  •  2.007 Palavras (9 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 9

Índices

INTRODUÇÃO 2

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA 3

PASSO 3 8

CONCLUSÃO 9

BIBLIOGRAFIA 10

Introdução

Iremos entender melhor o papel do contador perante a análise tributária de novos negócios. Como a crise financeira americana e a crise do euro estão interferindo perante o momento delicado em que as empresas estão passando entre a obrigação tributária. Tendo em vista que houve adequações internacionais inseridas na contabilidade brasileira sendo que se adotaram vários princípios internacionais. E haverá profissionais que perante essas mudanças não estão preparados adequadamente e que pagarão por negligencia muito violenta. Mesmo que a empresa sendo caracterizado como imune ou isento, o conhecimento de tributos é essencial, pois há situações em que os tributos tem seus respectivos alcances.

Contabilidade Tributaria na Empresa

Passo 1

Todas as empresas sejam elas de qualquer porte ou tamanhos, com profissionais capacitados e qualificados, estão passando por um momento delicado, no que confere a obrigação tributária em geral, tendo como em vista o aquecimento da economia interna.

Com a crise financeira americana e a crise do euro, os empreendedores estão buscando como alternativa o mercado interno aquecido pelo governo e suas politicas progressistas visando obter a continuidade dos números e índices que notabilizam a economia brasileira.

Tendo em vista as adequações internacionais inseridas na contabilidade brasileira, as novas tecnológicas tributárias exigindo maior transparência e controle interno buscando reduzir a sonegação fiscal, o momento é bastante peculiar.

Hoje te empresas que antes foram aprovadas pelas prefeituras não permitem o exercício daquela atividade econômica naquele local, em situações irregulares no tocante as obrigações municipais. Empresas são obrigadas a investir num projeto ambiental para o tratamento de seus resíduos. Há ainda empresas que investem em certificação de seus produtos, porém se depara com uma concorrência voraz que injetam produtos similares ou de qualidade diferenciada a preços mais baixos. Outras acabam reduzindo custos com a terceirização, porém perde o controle da qualidade dos produtos.

Mesmo que a empresa sendo caracterizado como imune ou isento, o conhecimento de tributos é essencial, pois já situações em que os tributos têm seus respectivos alcances.

Com as obrigações internacionais na contabilidade brasileira, adotou-se os princípios internacionais do IFRS, USGAAP, IASB, FASB, disciplinados através do CPC, CFC, CVM e IBRACON, em relação a contabilidade gerencial, tem como EFD, SPED (fiscal, contábil, contribuições, folha), ponto eletrônico, certificações, NF-e, CT-e, NFS-e.

Haverá gestores quanto profissionais, que não estão preparados adequadamente e pagarão por negligencia muito violenta.

Existe o Planejamento Estratégico Sustentável (PES) que representa um dos melhores instrumentos que deve ser utilizado pelas empresas, inserindo os recursos e seus respectivos resultados planejados, até porque todo ser racional só deve investir quando se tem informações realistas do retorno do investimento.

Sabemos que o ambiente econômico e os negócios estão de tornando muito complexos home em dia, do que no passado. Tendo em vista, hoje não podemos tomar decisões com base em referencias que foram uteis no passado. Porém hoje as decisões estão abertas as novas descobertas e reflexões para garantir a competitividade de suas organizações.

Com o intuito de entender se o resultado alcançado é sustentável e se ele esta alinhada a estratégia e se favorece ou não o desenvolvimento das pessoas como cidadãos ou funcionários, todos buscam uma visão mais ampla do desempenho de tudo o que administram.

Porém para atender as demandas e a responsabilidade social, o empresário defronta-se com uma situação complicada que dificulta sua contribuição com recursos e ações concretas: recursos financeiros escassos e caros, além da elevada carga tributária. Sendo assim existe só uma solução que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com