TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento de Contabilidade e Economia

Por:   •  16/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO HOJE VÁRIAS EMPRESAS ESTÃO DEIXANDO DE APRESENTAR BONS RESULTADOS POR FALTA DE UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. É PRECISO ESTAR ATENTO PARA AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS POIS, ELAS SÃO MUITO IMPORTANTE PARA A EMPRESA TER UMA VISÃO ABRANGENTE DA ORGANIZAÇÃO, QUE É O INICIO DO SUCESSO.

INTRODUÇÃO

A Administração, a Contabilidade e a Economia devem serem vista como ciências sociais e por este motivo estudadas constantemente, sempre acompanhando a evolução humana, industrial e tecnológica.

Têm-se como base para estas ciências o planejamento, a organização, a direção e o controle. Estes princípios estão presentes em todos os setores, sejam nas Organizações ou em nossas vidas pessoais. Dados estes fatos e nos baseando nos questionamentos propostos como tema deste Trabalho, apresentaremos os principais conceitos das Funções Administrativas e do Patrimônio e que ainda nos dias de hoje exercem forte influência nos estudos e práticas dentro das principais Organizações. A influência das variáveis macroeconômicas nas atividades empresariais, a importância do controle contábil sobre o patrimônio das empresas e como manter num mercado competitivo.

1 DESENVOLVIMENTO

As funções administrativas são muito importante em todas as empresas, obviamente existem variações em maior ou menor grau em termos de conteúdo e aplicabilidade. Essas variações são decorrentes de aspectos culturais, modelos organizacionais, imposições legais e diferentes políticas adotadas pelas empresas.

A Administração faz parte de nossas vidas. Surgiu como teoria no início do

século XX e se tornou fator principal de estudos, tendo como base seus princípios e funcionalidades dentro das Organizações até os dias atuais.

O mundo atual é uma sociedade institucionalizada e composta de organizações. Todas as atividades voltadas para a produção de bens (produtos) ou para a prestação de serviços (atividades especializadas) são planejadas, organizadas, dirigidas e controladas dentro de organizações.

As Variáveis macroeconômicas interferem nas atividades empresariais de forma que afetam o crescimento econômico das empresas, como por exemplo, dentre elas são a inflação, taxa de juros e salários.

- Inflação é um aumento do nível geral de preços. Aumento da moeda circulante no país.

- Taxa de juros: é quando o mercado embute no preço de produtos e serviços quando se compra a crédito. É uma forma que o mercado encontra para compensar perdas diante da inflação.

- Se há aumento da taxa de juros, os empresários ficam desestimulados a investir.

- Salário: fonte de renda para quem trabalha, e custo para a empresa. Reajuste estimula o consumo e eleva os custos da empresa, o que pode ser repassado para os preços. Se isso se repetir de forma generalizada, inicia-se um momento de inflação. Se você ganha mais e o reajuste é repassado para o preço das mercadorias, tudo fica mais caro, e o dinheiro passa a valer menos.

A contabilidade é um instrumento de grande importância. Segundo Barros (2002, p. 01):

Pode-se definir a Contabilidade como uma ciência social que estuda e pratica as funções de controle e de registro relativas aos atos e fatos da Administração e da Economia. Mais especificamente, trata-se do estudo e do controle do patrimônio das entidades (empresas). Isso é feito por meio dos registros contábeis dos fatos e das respectivas demonstrações dos resultados produzidos.

A contabilidade é necessária para toda e qualquer empresa independente do seu porte, seguimento e da sua forma de tributação.

O objetivo da contabilidade pode ser resumido no fornecimento de informações econômicas para vários usuários como: Investidores, Fornecedores, Bancos, Governo, Sindicatos, Funcionários. Segundo Marion (2005, p. 26):

O objetivo principal da contabilidade, portanto, conforme a Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade, é o de permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.

A contabilidade mede os resultados das empresas avalia o desempenho dos negócios, dando diretrizes para as tomadas de decisões.

A cada ano a contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com