TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento de Economia e Administração

Por:   •  27/11/2018  •  Dissertação  •  2.850 Palavras (12 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade de São Paulo[pic 1][pic 2]

Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”

Departamento de Economia e Administração

[pic 3]

A cadeia sucroenergética e a sua importância

                                                 

                                             

Trabalho apresentado na disciplina de economia e administração dos sistemas de produção agroindustriais.

        

Piracicaba

2018

A cadeia sucroenergética e a sua importância

Orientador:

Prof. Dr. Pedro Valentim Marques  

Trabalho apresentado na disciplina de economia e administração dos sistemas de produção agroindustriais.

Piracicaba

2018

SUMÁRIO

RESUMO......................................................................................................................4

1 INTRODUÇÃO        ...........................................................................................................5

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA......................................................................................6

2.1 BREVE HISTÓRICO DO SETOR        .......................................................................... 6

2.2 IMPORTÂNCIA DO SETOR SUCROENERGETICO NO BRASIL        .........................8

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................12

REFERÊNCIAS         BIBLIOGRÁFICAS............................................................................13


RESUMO

 O presente trabalho trata da cadeia sucroenergética e de sua importância para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, bem como de uma breve introdução acerca do processo histórico que culminou a chegada da cana de açúcar em nosso país e alguns desdobramentos do desenvolvimento de programas que serviram de base para a montagem do setor em questão, como o Pró Álcool.

 

Palavras-chave: Setor Sucroenergético; Agronegócio; Processo Histórico; Cana - de - açúcar


1 INTRODUÇÃO

É notório a importância que se estabelece em uma economia a estruturação de sua matriz energética e de seus desdobramentos. É de grande relevância que os países construam bases suficientemente sólidas para que não fiquem dependentes de uma ou poucas modalidades energéticas, por isso a relevância de pesquisas nesta área, até mesmo porque, sendo o petróleo o insumo mais consumido pelos países em geral, este apresenta, por diversos motivos uma série de instabilidades quanto ao seu preço.

Frente a essas questões, devemos destacar o Brasil como um dos poucos países a possuir como alternativa, uma modalidade energética que substitua, em partes, o petróleo. Sendo que essa alternativa se baseia principalmente na produção de biomassa, tendo como sua fonte principal a cana de açúcar.

O presente trabalho começa a incitar a importância de alternativas energética, bem como de um breve histórico sobre o setor sucroenergética. Logo após, introduzindo a ideia da importância do setor para o país. E por fim, as considerações finais em relação ao desenvolvimento da pesquisa.


2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Breve histórico do setor

O petróleo, é o insumo de maior relevância no mundo, pois a maior parte dos países depende do petróleo para ter suas economias funcionando, sendo que o mesmo é matéria prima de combustíveis e de diversos produtos químicos amplamente utilizados no processamento industrial de inúmeros segmentos da economia. Frente a esse contexto, é notório o aumento significativo da sua cotação real.

Essa elevação na cotação do petróleo, se estabelece por diversas causas, dentre elas a crescente demanda por esse insumo por parte de países em desenvolvimento, como é o caso da China e da Índia e da instabilidade política das regiões produtoras (Oriente Médio, Venezuela e outros). Tais instabilidades, levaram a cotação do petróleo a atingir uma de suas máximas histórica em 2008, com os preços oscilando entre US$70 a US$147 o barril. Sendo assim fica evidente que se faz necessário que os países que dependem amplamente desse insumo, crie formas alternativas que supram as suas necessidades energéticas.

Dado essa relação, é de grande relevância caracterizar o Brasil, como um dos poucos países que possuem uma alternativa significativa que substitua, em partes, o uso do petróleo, diminuindo assim o fardo que a commodity do petróleo apresenta para a matriz energética do país.

Entretanto, muitos eventos aconteceram no país, para que chegássemos ao nível de produção atual do etanol, o que possibilitou o desenvolvimento da cadeia sucroenergética, que vem a cada ano se mostrando como uma verdadeira revolução no segmento agroindustrial.

A cana- de- açúcar, chegou ao Brasil em 1532, através das expedições de Martim Afonso de Sousa. Sendo ele a construiu o primeiro engenho brasileiro, em São Vicente, no litoral norte de São Paulo, dando início ao primeiro ciclo econômico brasileiro. Nesse período, o açúcar tinha o peso de ouro na Europa, pois a produção dessa especiaria era bastante reduzida no continente, devido principalmente as condições climáticas da região.

Porém, só foi em 1927, com a Usina Serro Grande de Alagoas, que a história da indústria sucroenergética teve início. A Usina Serro Grande, lançou no Nordeste, o álcool-motor “USGA”, que rapidamente se espalhou por outras regiões canavieiras. Após alguns anos, em 1931, o governo brasileiro lançou o Decreto de número 19.717, a lei estabelecia a obrigatoriedade da compra de etanol pelos importadores de gasolina, o objetivo era usar a mistura de 5% do etanol nacional adicionado à gasolina. Em 1933, foram organizadas as bases para a expansão da produção alcooleira nacional, por meio da criação do Instituto de Açúcar e do Álcool – IAA. A partir desse período, os programas para o avanço da cadeia foram se estabelecendo no país, apesar das dificuldades, até se desdobrarem em projetos como os idealizados através do Pró-Álcool ou Programa Nacional do Álcool.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (231.1 Kb)   docx (123.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com