TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E GESTÃO LICENCIATURA EM CONTABILIDADE E AUDITORIA

Por:   •  8/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  4.538 Palavras (19 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 19

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E GESTÃO

LICENCIATURA EM CONTABILIDADE E AUDITORIA

TEMA:

Controlo Interno e o Seu Contributo na Continuidade das Empresas Privadas: Caso Biriu Cópias no Período de 2015 a 2018

Jorge Augusto Rachide

Código:

Pemba, Agosto de 2019

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E GESTÃO
LICENCIATURA EM CONTABILIDADE E AUDITORIA

Controlo Interno e o Seu Contributo na Continuidade das Empresas Privadas: Caso Biriu Cópias no Período de 2015 a 2018.

.

[pic 1]

         O Candidato                           O Supervisor

 _____________________                       _____________________


Pemba, Agosto de 2019

Índice

1.0. Introdução        1

1.1. Problematização        1

1.2. Hipóteses        2

1.3. Objectivos da pesquisa        2

1.3.1. Objectivo Geral        2

1.3.2. Objectivos específicos        3

1.4. Justificativa        3

2.0. Revisão da literatura        4

3.0. Metodologia        12

3.1. População e amostra        13

3.2. Tipos e Selecção dos Elementos da Amostra        13

3.2.1. Tratamento de Dados        13

3.3. Orçamento        14

3.4. Cronograma de Actividade        14

Referências bibliográficas        15

Anexo        16

  1. Introdução

O controlo interno constitui uma ferramenta chave da auditoria interna e tem como finalidade auxiliar os gestores e colaboradores no alcance da eficiência e eficácia de recursos e qualidade das operações garantindo a consecução dos objectivos traçados.

Quando aplicado e executado de forma contínua dentro de uma organização, supõe-se que este possa constituir um elemento pertinente ao processo de gestão não só a nível preventivo, mas também busca trazer elementos que viabilizem outra função importante do controlo interno para a gestão organizacional.

Considerando os aspectos acima mencionados, esta pesquisa busca discutir aspectos conceituais sobre o controlo interno, assim como avaliar o contributo do mesmo na continuidade da empresa Biriu cópias. Para o efeito, o trabalho será composto por três (3) capítulos cujo primeiro compõe a introdução, justificativa, contextualização e problema de estudo, hipóteses, objectivo e delimitação da pesquisa. O segundo capítulo fará-se uma revisão da literatura, abordando alguns aspectos relacionados com Controlo Interno, tais como a sua definição, os diferentes tipos de controlo interno, factores que influenciam o controlo interno, componentes do sistema de controlo interno assim como as características deste sistema. No terceiro capítulo apresentará-se a metodologia que será usada no trabalho.

  • Delimitação do tema

Este trabalho focar-se-á a no controlo interno (auditoria interna). A pesquisa se restringe ao sector privado desenvolvido a partir de um estudo de caso Biriu cópias no período correspondente a quatro anos, entre 2015-2018.

  1. Problematização

A globalização e as mudanças que ocorrem no mundo dos negócios têm levado os empresários a buscarem alternativas que verifiquem os resultados de suas acções. Torna-se necessário, cada vez mais, informações que auxiliem os gestores em suas tomadas de decisões. Para que possam ter informações fidedignas e controle do que ocorrem em todos os sectores da empresa é preciso que as organizações disponham de um sistema de controle interno bastante eficaz a fim de salvaguardar os activos e verificar a exactidão e fidelidades dos dados contábeis.

A administração de uma empresa contempla as etapas de planeamento, execução e controle, os gestores buscam alcançar os melhores resultados, a eficiência e eficácia dos negócios, garantindo o sucesso e a continuidade da organização. A utilização de um sistema de controle interno facilita a execução dessas etapas, sua implantação deve ser em conformidade com os resultados pretendidos a partir dos objectivos, metas, planos, políticas, organogramas e actividades planejadas.

A busca pelo progresso e eficiência na aplicação dos recursos, levam os responsáveis pela gestão empresarial tomarem decisões embaçadas em informações consistentes, a necessidade de conseguirem informações actualizadas, com projecções do futuro e ao mesmo tempo de fácil entendimento. Assim, observa-se que o controle interno tem uma grande relevância para o sucesso de qualquer empreendimento, uma vez que ele contribui para a redução de fatos indesejáveis que podem vir ocorrer na organização, o controle proporciona segurança para a administração a fim de que seus objectivos e metas estabelecidos sejam atingidos. Neste contexto o presente trabalho se dispõe a responder ao seguinte questionamento: Quais as contribuições que o controle interno pode oferecer à gestão da empresa Biriu cópias?

  1. Hipóteses

H0 - A implantação do controle interno contribuirá com a identificação, prevenção e correcção de perdas que venha a comprometer a empresa.

H1 - O controle interno não é uma ferramenta que entre suas várias funções, destacam-se as de proteger os activos da empresa e salvaguardar seus interesses.

H2 - Um sistema eficiente de controle interno quando bem aplicado, tende a harmonizar o processo de gestão, pois serve como um suporte estratégico para as decisões gerenciais.

  1. Objectivos da pesquisa

  1. Objectivo Geral

  • Avaliar de que forma o controlo interno tem contribuído na continuidade das empresas, Caso Biriu cópias.
  1. Objectivos específicos

  • Identificar o papel que os auditores internos desempenham no processo da examinação das empresas;
  • Avaliar as implicacoes reais e potenciais de não houver controlo interno na empresa;
  • Analisar o impacto que advém na tomada de decisões com, e sem ajuda dos Sistemas de controlo interno.

  1. Justificativa

Este presente trabalho se justifica pela necessidade dos gestores terem um suporte eficiente que os auxiliem nas tomadas de decisões, também contribuirá para uma ampliação dos conhecimentos sobre o tema facilitando para os profissionais da área contábil, para futuros académicos e outros, no desenvolvimento e dos trabalhos. Nas empresas, em seus diversos segmentos, ocorrem vários tipos de problemas internos, tendo como consequência perdas/falência à empresa, porém, o gestor sozinho não consegue ter um controle total sobre todos os departamentos, e o controle interno tem esse papel, ou seja, dar um suporte eficaz, trazendo a clareza e a veracidade das informações, mas para que o processo seja realmente efectivo, todos os colaboradores devem cooperar na questão de colocá-los em prática. O controle interno se aplica à todos os sectores da empresa, e tem muito a contribuir no desenvolvimento correcto das actividades a fim de que a empresa caminhe de forma segura e correcta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (258.7 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com