TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUARIA E DIREITO EMPRESARIAL - UNIDOS À CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL

Por:   •  31/10/2014  •  6.062 Palavras (25 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 25

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO

2. NORMAS PARA O FUNCIONAMENTO DE CASAS DE REPOUSO, CLÍNICAS GERIÁTRICAS E OUTRAS INSTITUIÇÕES DESTINADAS AO ATENDIMENTO DE IDOSOS

2.1 Administração:

2.1.1 Estatutos e Regulamentos

2.2 Recursos humanos:

2.3 Formalidades Legais:

2.4 Legislação Específica

3. FGTS

3.1 Outras mudanças:

4. DIREITOS

4.1 Direitos que dependem de regulamentação:

5. Pesquisa do impacto causado pela PEC:

6. CONCLUSÃO

7. REFERENCIAS

1. INTRODUÇÃO

Desde o final de 2010, a ONU Mulheres realiza um estudo sobre os custos e benefícios da formalização do trabalho doméstico no Brasil, principalmente porque um dos argumentos mais citados contra a formalização do trabalho doméstico é que esta poderia gerar mais desemprego e aumentar o estresse econômico.

A parceria com o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) foi fundamental para a realização da pesquisa. O IPC-IG no Brasil é um fórum global do PNUD para a Cooperação Sul-Sul, cujo objetivo é produzir e divulgar estudos e recomendações de políticas públicas para o crescimento inclusivo a partir de experiências inovadoras nos países em desenvolvimento.

Durante as discussões preparatórias para a pesquisa, surgiu a ideia de usar um modelo dinâmico de equilíbrio geral econômico como uma ferramenta que poderia ser muito útil, com a vantagem de que este modelo permitiria a construção de simulações e a realização de uma análise macroeconômica dos efeitos multiplicadores das mudanças nos custos do trabalho doméstico.

De forma inovadora, a pesquisa utiliza um modelo de equilíbrio geral econômico computacional adaptado para a realização de análises sociais. Vários países utilizam esses modelos atualmente, mas seu uso concentra-se principalmente em estudos de comércio internacional e transporte. Apenas recentemente este tipo de modelo começou a ser usado para análises sociais.

“Agregado aos esforços da ONU Mulheres em promover a importância da agenda do trabalho decente fundamentada em valores de justiça social, a pesquisa também forneceu uma justificativa econômica para a ratificação da Convenção sobre Trabalho Decente para as trabalhadoras e os trabalhadores domésticos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Convenção 189. A ONU Mulheres tem trabalhado em conjunto com a OIT, especialmente apoiando organizações de trabalhadoras domésticas em suas demandas por direitos trabalhistas”, diz Rebecca Tavares, representante da ONU Mulheres no Brasil.

“A ONU Mulheres caminha junto à sociedade civil e aos governos para construir sociedades que visem à equidade de gênero e o empoderamento das mulheres em todas as suas esferas. Esperamos que esta pesquisa seja relevante para a discussão em torno da formalização do trabalho doméstico no país, e que ajude a fomentar ideias e soluções que promovam a inclusão social de todos os integrantes da sociedade brasileira”, afirmou.

Com a evolução da humanidade, os homens não puderam mais satisfazer suas necessidades através da simples troca de mercadorias, foi necessária a criação de outro instrumento de troca que possuísse valor. Para isso, foram criadas as moedas, que passaram a ser utilizadas como meio de troca na economia e como medida de valor. As mudanças implantadas nos processos produtivos ao longo dos séculos, principalmente após a Revolução Industrial, levaram o trabalhador a não mais aceitar que seu trabalho fosse pago com mercadorias, pois somente estas não satisfaziam as necessidades básicas, sendo necessário que seu trabalho também fosse pago com moeda. A partir desta necessidade surgiu o salário.

O objetivo da Contabilidade pode ser estabelecido como sendo o de fornecer a informação estruturada de natureza econômica, financeira, física, de produtividade e social aos usuários internos e externos a entidade objeto da contabilidade, promovendo aos seus usuários as informações úteis para a tomada de decisão.

2. NORMAS PARA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com