TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Ético Político Na Instituição Do Centro De Referencia Especializado De Assistência Social – CREAS No Município De Coari-AM.

Por:   •  6/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.607 Palavras (11 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Nesta produção textual, abordaremos sobre as atribuições do Projeto Ético Político na instituição do Centro de Referencia Especializado de Assistência Social CREAS no município de Coari-Am, as atividades exercidas nesta instituição, a consolidação da profissão de Serviço Social dentro deste projeto e os desafios no campo de trabalho do Assistente Social no seu cotidiano de seguir as legislações que estabelece seu modo de agir no ambiente de trabalho bem como com os usuários.

Também falaremos sobre as dificuldades que muitos assistentes sociais têm de efetivar na prática profissional a dimensão teórica adquirida no período de formação. Como adotar a teoria na pratica profissional o Código de Ética do Assistente Social de 1993, a Lei de Regulamentação Profissional (Lei de Nº 8.662/93) e as Diretrizes Curriculares para a Formação Profissional de Serviço Social da ABEPSS (1996), pois estes formam um conjunto importantíssimo de ferramentas que buscam fortalecer nosso Projeto Éticopolítico.

O desafio que está posto diante das relações complicadas que decorrem o fato social consiste em adaptar uma formação política, ética e crítica de qualidade aos assistentes sociais para que consigam no cotidiano profissional atender satisfatoriamente as demandas que lhe são colocadas.

1.As Atribuições e Competências do Profissional de Serviço Social na unidade do CREAS Coari-AM.

A pratica do profissional de Serviço Social que está atuando na proteção social, Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS) no município de Coari-Am, identifica suas atividades no espaço institucional com sua atuação de acordo com a LOAS, o Código Ética Profissional, Política Nacional de Assistência Social e os Parâmetros de Atuação dos Profissionais Agentes da Política de Assistência. Um dos serviços da Assistência social dentro da proteção especial é de suma importância visto que esses profissionais participam do processo de enfretamento das varias expressões da “questão social” emanadas da relação antagônica entre capital e trabalho.

Deferido reflexões com relação ao trabalho desenvolvido pelo assistente social no CREAS de Coari-AM constatou-se que o profissional atua frente do Serviço de proteção e atendimento especializado as famílias indivíduos com seus direitos violados - PAEF e atendimento especial a vitimas de abuso e exploração sexual de criança e adolescentes; Serviço de proteção social a adolescente em cumprimento de medidas social-educativas de liberdade assistida e de prestação de serviço à comunidade; Serviço especializado em abordagem social; Serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência, idosos e suas famílias. São realizados atendimentos especializados e individualizados com abordagem humanizada e escuta não julgadora visando resgate dos valores individuais e da coletividade, baseandose na liberdade, na democracia, na justiça e na igualdade social.

O CREAS oferta acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional (03 assistentes sociais, 02 psicólogas e 01 advogado). De modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida.

1.1Como Se Consolida O Projeto Ético Político Da Profissão

O assistente social, mesmo firmando-se como trabalhador assalariado no Brasil, dispõe de certa autonomia pela própria natureza da especialização do trabalho no qual esta inserido onde não atua com coisas inertes e sim com indivíduos sociais – interferindo na reprodução da força de trabalho e nas violações de direitos. Para tanto, o Projeto Ético Político da profissão baseia-se no conjunto de legislações que normatizou a profissão e na produção de conhecimentos em Serviço Social, principalmente na LOAS no Código de Ética Profissional, além dos fóruns coletivos das entidades representativas da categoria.•.

1.2Desafios Éticos

Principal desafio que ainda permeia a aplicação do Projeto Ético Político do profissional são as limitações impostas pela falta estrutura e logística necessária para o atendimento e deslocamento dos técnicos aos indivíduos e famílias usuárias dos serviços do CREAS, além da ausência do poder judiciário no município. Toda via, as possibilidades para aplicação do referido projeto são inúmeras, uma vez que parte da articulação do profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com