TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percepção Dos Profissionais Sobre A Influência Que A Contabilidade Social Pode Exercer Na Formação De Cidadãos.

Por:   •  23/9/2013  •  2.470 Palavras (10 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1 A IMPORTÂNCIA E ESTRUTURA IDEAL DE UM DEPARTAMENTO DE AUDITORIA INTERNA 3

2 AUDITORIA INTERNA X AUDITORIA EXTERNA 9

REFERÊNCIAS 12

INTRODUÇÃO

As grandes empresas dispostas em divulgar uma boa imagem sua e de seus produtos, têm necessidade de algo concreto para obter a confiança do mercado e investidores, para conquistar essa confiança, não basta que os próprios executores das tarefas sejam os responsáveis por divulgar informações relativas a essas tarefas. Daí a necessidade de um Departamento de Auditoria Interna, como um departamento independente para analisar, avaliar e dar credibilidade nas informações que serão divulgadas.

Sem sombra de dúvidas a auditoria interna se tornou uma das mais importantes ferramentas para o controle administrativo, pois a ausência de controles específicos ara empresas de grande porte expõe as a frequentes erros, inúmeros riscos e desperdícios de grandes proporções.

O objetivo deste trabalho não é esgotar o tema proposto, mas sim demonstrar quais os recursos que a organização podem obter com auxílio da auditoria interna e evitar prejuízos irrecuperáveis, conseguir recursos financeiros de qualidade e ter precisão das informações divulgadas.

1 - A IMPORTÂNCIA E ESTRUTURA IDEAL DE UM DEPARTAMENTO DE AUDITORIA INTERNA.

As empresas estimuladas em cumprir seus objetivos, procuram sua perpetuação nos negócios através do seu crescimento e da diversificação das atividades que asseguram ao empresário a constituição de um patrimônio e o retorno necessário a suas expectativas. Dessa forma a administração necessita de um profissional que lhes afirme que sua rotina de trabalho e seus respectivos controles internos estão sendo executados de acordo com os procedimentos internos e obedecendo às normas contábeis e a legislação vigente e que esses dados têm credibilidade, pois eles expressam a realidade econômica e financeira da empresa. E essas informações devem ser analisadas e divulgadas por pessoas independentes àquelas que as executam.

Visando atender seus interesses, as empresas implantam um departamento de auditoria interna, objetivando fornecer aos administradores, nos diversos níveis, informações confiáveis que os auxiliarão na hora da tomada de decisões.

A ação de auditoria interna ramifica-se por todos os serviços, programas de operações e controles existentes na empresa. Para que essa avaliação obtenha sucesso, os auditores necessitam de apoio total da diretoria da empresa, somente assim terá um desempenho satisfatório de suas responsabilidade com abrangência e independência.

É fundamental que o contabilista esteja constantemente atualizado sobre os assuntos pertinentes as suas atividades, pois na era da informação, não se admite profissionais que não se atente às mudanças que envolvem a sua área e será através dessas informações avaliadas por ele que a diretoria poderá embasar-se na tomada de decisões.

Uma Auditoria Contábil funcionam da seguinte maneira:

a) Após analisar documentos contábeis de uma determinada instituição, os auditores emitem um parecer sobre as demonstrações patrimonial e financeira;

b) Essa análise é transmitida através de um relatório elaborado pelo próprio auditor, o Relatório de Auditoria Interna;

c) As informações que constam nesse relatório servirão de base para uma averiguação detalhada sobre a real situação da empresa.

Partindo desse princípio é que se verifica se há necessidade de uma auditoria nas informações internas de uma organização, pois, é através de tal verificação que serão constatadas se houve fraudes e/ou erros, sejam esses involuntários ou não.

As informações deverão ser coletadas, processadas e armazenadas de forma operacional, ou seja, de uma forma que todos os que utilizam a informação contábil deverão saber e sentir que estão operando com dados reais, significativos, práticos e objetivos. (PADOVEZE, 2004, p. 55).

Um auditor contábil tem por finalidade principal, prestar conta das informações analisadas por ele, pois o seu trabalho consiste em demonstrar de forma clara e objetiva a exatidão das informações registradas pela parte operacional da empresa. O sistema de controle interno nada mais é do que um conjunto de procedimentos, normas e leis, integrados e adotados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com