TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Web Aula 01

Por:   •  2/11/2014  •  4.789 Palavras (20 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 20

Unidade 2 – Planejamento, Custo de oportunidade, Avaliação de Desempenho.

Apresentação

A controladoria é muito rica em conteúdo. Abordá-la exige-nos constante leitura, afinal estamos tratando com o último departamento de uma empresa, acima da controladoria estão os diretores, sócios e acionistas.

Para apresentar resultados este departamento deverá ter estudado milimetricamente cada ação tomada. Veremos agora mais ferramentas de uso do departamento de controladoria e que o controller usa para suas tomadas de decisões.

E como não poderia faltar... Vamos refletir?

O que seria ferramenta de uso da controladoria?

Seria possível usarmos estas ferramentas para qualquer atividade?

Em nossa vida pessoal, se planejássemos nossas ações como um

Encontraremos estas respostas e muito mais informação, conhecendo as ferramentas de uso da controladoria, vamos as elas!!!

Iniciamos então com um assunto de grande importância: o planejamento.

PLANEJAMENTO

Planejar é preciso sempre, seja na vida pessoal seja na profissional.

É por falta de planejamento que vemos os dados estatísticos nos informando que muitas empresas encerram suas atividades por não conseguirem participar do mercado competitivo. Abrir uma empresa requer muito planejamento, mantê-la fará com que seus sócios ou proprietários busquem sempre inovações. Isto é possível quando o empresário adquire o hábito de se planejar em todas suas ações. Infelizmente vemos novos empreendedores assumindo risco econômico sem a preocupação do que vai acontecer no futuro. Os cidadãos brasileiros tem um alto índice de consumo, e gosta de novidade. Muitos profissionais que buscam a liberdade para trabalhar para si mesmo veem oportunidade de negócios e caem no descuido de constituir uma empresa sem pensar nas consequências. Uma constituição empresarial bem planejada dificilmente não dá certo e para sabermos orientar nossos futuros clientes ou atuais clientes em seus planejamentos vejamos os conceitos.

Planejamento tem como definição um processo de reflexão que reflete uma ação dirigida para a tomada de decisão tento conformidade com uma estratégia racional.

Planejamento é formado por de cinco estágios:

• DEFINIR OS OBJETIVOS. Assim como na vida pessoal sem os objetivos não há como saber que caminho seguir. O planejamento tem como ponto de partida a definição de objetivos, o primeiro passo é definir quais objetivos a empresa pretende alcançar, serão um norteador de direção de todos os principais planos. Os objetivos devem especificar resultados desejados.

• VERIFICAR QUAL A SITUAÇÃO ATUAL EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS

Após chegada à definição dos objetivos, é preciso avaliar a situação atual, buscar informações das possibilidades de atender os objetivos desejados, verificar onde a empresa encontra-se e o que precisa ser feito para alcançá-los.

• DESENVOLVER PREMISSAS QUANTO ÀS CONDIÇÕES FUTURAS

Premissas constituem os ambientes esperados dos planos em operação. As organizações operam em ambientes complexos, quanto mais pessoas estiver atuando na elaboração e compreensão do planejamento e quanto mais se obter envolvimento para utilizar premissas consistentes, tanto mais coordenado será o planejamento. Trata-se de gerar cenários alternativos para os estados futuros das ações, analisarem o que pode ajudar ou prejudicar o progresso em direção aos objetivos. A previsão é um aspecto importante no desenvolvimento de premissas. A previsão está relacionada com pressuposições antecipatórias a respeito do futuro.

• ESCOLHER UM CURSO DE AÇÃO ENTRE AS VÁRIAS ALTERNATIVAS

Selecionar o curso de ação adequado para alcançar os objetivos propostos. Resume em uma tomada de decisão, em que se decide por uma alternativa e se abandona as demais. Esta alternativa escolhida irá transformar-se em um plano para alcançar os objetivos definidos.

• IMPLEMENTAR O PLANO E AVALIAR OS RESULTADOS.

A implementação do plano precisa acontecer, a empresa deverá seguir o que o plano determina e avaliar cuidadosamente os resultados. Com base nos dados apresentados a organização tomará as ações corretivas à medida que se tornarem necessárias

A importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com