TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1 Guerra Mundial

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  1.096 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO        

2  O ENSINO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL        

 CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................6

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

A principal meta a ser alcançada por um professor é conseguir repassar seus conhecimentos a seus alunos de forma plausível e promissora. A História vem para desencadear entendimentos do passado e ligá-los ao presente, como por exemplo, o ensino da Primeira Guerra Mundial, visando a compreensão do que aconteceu anteriormente e como isso contribuiu positiva ou negativamente no mundo atual.  Sendo assim, este portfólio vem apresentar como o professor de história deve ministrar esse assunto de forma coesa, coerente e dinâmica, levando em consideração que se deve desenvolver uma reflexão e analisar os motivos da I Guerra Mundial juntamente com os alunos em sala de aula.


2    O ENSINO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

São muitas as maneiras de repassar conhecimento sem deixar a aula monótona, utilizando como métodos debates, filmes, aulas ao ar livre, em lugares históricos, entre outros, sempre com o objetivo de tornar a aula chamativa. O primeiro passo pode ser dado exibindo uma visão geral sobre a Primeira Guerra Mundial: “O clima era de segurança e otimismo na Europa no final do século XIX, uma vez que acreditavam ter dominado definitivamente os outros continentes. Porém, a realidade era completamente diferente do que mostravam e grandes problemas na economia estavam sendo ocultos. Quanto maior a industrialização europeia, maiores as disputas entre os conterrâneos. Houve também uma corrida armamentista e logo depois a criação da política de alianças, e por esse caminho cada sinal da crise foi tomando seu lugar”. Porém, sempre permitir aos alunos dar opiniões e sugestões sobre o acontecimento.

O segundo passo pode ser realizar um debate, dividindo a turma em grupos e passando-lhes temas que foram essenciais para que a Guerra se realizasse, e cada grupo podendo perguntar sobre o tema da oposição. O primeiro grupo ficaria com a introdução sobre a Guerra, mostrando que entre os anos de 1914 e 1918 aconteceu a Primeira Guerra no Mundo, entretanto, antes disso uma grande euforia era vivida, a Bela Época, momento em que havia progresso econômico e tecnológico. Infelizmente, nada era real e na verdade uma enorme crise estava escondida pelo clima de empolgação. O segundo explicaria sobre o Imperialismo e o Neocolonialismo, visto que o Imperialismo estava ligado a dois fenômenos: Investimento de capital no estrangeiro e Domínio econômico de um país sobre o outro.

Já o terceiro abordaria o Nacionalismo, que marcou a ascensão das hostilidades entre os países que participaram da I Guerra Mundial. Além disso, o discurso nacionalista serviu para fomentar a expansão territorial de alguns estados. E por fim, o quarto grupo apresentaria o final da I Guerra Mundial e como ela contribuiu para o desenvolvimento tecnológico, uma vez que em 1917 os EUA entraram na Guerra, do lado da Tríplice Entente, o que foi crucial para a vitória dos mesmos. Vale salientar que as mais importantes inovações tecnológicas militares aconteceram durante a Primeira Guerra Mundial, foram usadas dois tipos de aeronaves, um submarino, tanques, gás tóxico, metralhadoras, artilharia e altos explosivos e comunicações eletrônicas. Porém, tudo que há algo positivo também apresenta o negativo, uma vez que a tecnologia aumentada na Primeira Guerra Mundial tinha ampliado grandiosamente o potencial da humanidade para matar. A Liga das Nações tentou resolver as disputas internacionais pacificamente, mas as penalidades arrecadadas contra a Alemanha foram muito severas, sendo assim, ficou óbvio que os conflitos ao invés de estarem acabando, estavam apenas no começo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com