TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1) O Que Significa Educar Para A Cidadania? Ou Ainda, Como Formar Cidadãos Autônomos, Críticos E Participativo?Qual A Relação Desse Processo Com A Trajetória Histórica Do Ensino De Ciências?

Trabalho Escolar: 1) O Que Significa Educar Para A Cidadania? Ou Ainda, Como Formar Cidadãos Autônomos, Críticos E Participativo?Qual A Relação Desse Processo Com A Trajetória Histórica Do Ensino De Ciências?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  965 Visualizações

Página 1 de 3

Fundamentos e Métodos de Ensino das Ciências da Natureza

Ciclo de Aprendizagem 1 - Atividade - 3ª semana

1) O que significa educar para a cidadania? Ou ainda, como formar cidadãos autônomos, críticos e participativo?Qual a relação desse processo com a trajetória histórica do Ensino de Ciências?

A educação das crianças e a formação começam em casa com a participação e apoio da família.

A escola por sua vez, participa desse processo passando para esse aluno a informação de que cada pessoa é um agente de transformação compreendendo que suas atividades e atos serão responsáveis pelo exercício da cidadania.

O aluno precisa ter a compreensão de quer está inserido na sociedade o que pode chegar às relações mais abstratas, permitindo intervir no seu meio e transformar a nossa sociedade.

O papel das Ciências Naturais é o de colaborar para compreensão do mundo e suas transformações, o que pode situar o homem como indivíduo participativo e parte integrante do Universo, pois assim estamos vivendo em uma sociedade que necessita do conhecimento científico e tecnológico para evoluir e ampliar o seu grau de evolução e inserção do mundo globalizado.

2) Que tipo de atividade poderia contribuir realmente para a formação de cidadãos críticos, autônomos e participativos? Descreva essa atividade de forma geral, destacando seu(s) objetivo(s) e metodologia(s).

Atividade

QUANTO LIXO PRODUZIMOS

OBJETIVOS:

* Conscientizar as crianças de que qualquer ser humano é um produtor de lixo;

* Fazer com que as crianças pequenas desde cedo percebam a quantidade de lixo que uma família pode produzir;

* Identificar os tipos de lixo que podem ser reciclados;

* Diferenciar os tipos de lixo produzidos;

* Estimular os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos sobre Meio

Ambiente em sua comunidade;

*Futuros cidadãos conscientes e que preservam e cuidam do Meio Ambiente.

METODOLOGIA:

A maneira como nos relacionamos com o ambiente e com as pessoas que nos cercam, constitui o nosso modo de viver. Portanto, a nossa vida nunca é isolada ou separada da sociedade na qual estamos inseridos.

Um grande conflito pelo qual a humanidade passa é repensar a relação que mantemos com o meio ambiente. Assim sendo, quanto mais cedo as crianças perceberem que fazem parte da natureza, melhor para sua convivência futura.

Frequentemente as crianças, particularmente as que vivem nos grandes centros urbanos, associam a palavra natureza apenas ao campo, a um sítio, uma fazenda, à praia ou à floresta. Poucas são aquelas que percebem o bairro da escola ou de sua residência como natureza. Mas, é preciso que desde a Educação Infantil, os pequenos compreendam que, ainda que transformadas pela ação humana, as cidades onde moramos fazem parte da natureza, do ambiente.

Estimular as crianças a perceberem como vivem e se relacionam com a natureza e a sociedade. Compreender quanto lixo produzimos pode ser uma importante ferramenta de percepção para os pequenos.

Começar sensibilizando sua turma sobre o assunto "lixo". Convidar as crianças para duas atividades de observação no pátio da escola: os pequenos podem fazer uma visita antes do recreio e outra logo depois desse período, antes do momento da limpeza. Você pode fotografar os mesmos lugares nos dois momentos, organizar uma roda de conversa e mostrar as imagens às crianças. É importante que eles relatem o que viram e que tenham percebido diferenças entre o "antes" e o "depois".

Outra possibilidade é fazer com que a turma visite uma das salas de atividades no final do dia e outros espaços da escola (biblioteca, secretária, refeitório) para que possam comparar a quantidade de lixo produzida em cada um desses ambientes. Isso cria nas crianças a noção de que, independentemente da área de atuação das pessoas, todos produzimos lixo.

É muito importante também que as crianças interajam, desde cedo, com outras fontes de pesquisa, como livros e filmes. Levar os pequenos para a sala de informática e orientá-los na navegação por sites como o Meu Planetinha, que traz vídeos, testes, textos e sugestões de livros que você pode compartilhar com a turma.

...

Baixar como  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »