TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Educar para formar cidadãos

Por:   •  3/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 6

educar para formar cidadãos

Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Fundamentos do Processo Histórico-Filosófico,Comunicação e Linguagem,Metodologia Científica.

Prof(s). Andressa Aparecida Lopes, Edilaine Vagula,Edinéia de Cássia Santos Pinho, Fabiane Muzardo, José Adir Lins Machado, Mari Clair Moro, Reinaldo Nishikawa, Taíse nashikawa.

Santa Luz

2015 

Sumário

  1. Introdução______________________________________________03
  2. Desenvolvimento_________________________________________04
  1. Resumo do texto_________________________________________04
  2. compreenção do texto_____________________________________05
  3. Construção e transmissão do conhecimento na antiguidade e o vínculo estabelecido com a felicidade na pólis_____________________________06
  4. Mudanças ocorridas na educação em função do humanismo renascentista________________________________________________06
  5. Processo dialético onde influenciamos e somos influenciados________________________________________________06
  1. Conclusão______________________________________________07
  2. Referências_____________________________________________08

  1. Introdução

Este trabalho, tem função de resume e compreender o texto sugerido, expor os ideais com vínculo á construção e transformação do conhecimento na antiguidade e sua região com a felicidade na pólis e demonstrar as mudanças ocorridas  na educação construindo a visão de mundo dialético onde influenciamos e somos influenciados.

Tem objetivo de apresentar com clareza, tornando possível a fácil compreenção das ideias expostas e abordar, sobre tudo o processo educativo, desde a antiguidade até os dias de hoje, apresentando a construção e as mudanças da educação durante todo esse processo.

                                                                                                                     

  1. Desenvolvimento

2.1-   Resumo do texto

A educação para formar cidadão

Sabemos que desde a antiguidade os problemas sociais, a cultura, a filosofia estabelecem grande relação na contribuição para o processo educativo na formação do indivíduo e na integração dele no mercado de trabalho esses conceitos trazem conteúdos positivos e negativos para o desenvolvimento da educação.

Na era em que a educação é o principal caminho de uma vida bem sucedida, os problemas éticos e sociais permanecem na contramão tornando o processo educativo cada vez mais distante de uma visão de mundo melhor, já que a educação não depende somente do ambiente formal: a escola.Mas instituições como família e estado no contexto social contribuem significativamente para uma forma educativa melhor do cidadão.

O processo educacional ocorre por vários meios, um deles é este também, um elemento de unificação, porém a educação por meio da cultura não poderá ocorrer se houver interferência na tradição podendo destruí-la, isso pode acontecer se esta não conseguir atender as necessidades do grupo, então ocorre o fenômeno denominado aculturação, que e a dispersão do grupo.

A filosofia participa da formação educacional do indivíduo desde  o início como contribuição da Paidéia, palavra que surge no século V, cujo  significado era “criação de meninos”, pouco depois com um significado mais amplo na formação grega, o Arete: forma de conhecimento, e é nesse conceito que se resume um grande ideal na forma de educação, sobre tudo nessa época.

Observamos que o homem divide-se pela posição que ocupa na sociedade, uma visão que determina as funções de cada um para gerar produtividade e assim, forma-se o termo denominado trabalho, sendo a educação a principal caminho para o sucesso profissional

2.2 -  Compreensão do texto

A educação desde a antiguidade vem se renovando, desde as formas de educar na Grécia, em que era baseada na formação do indivíduo tanto corporal quanto espiritual na Pólis, na educação religiosa e enfatizava a educação elitizada em que a nobreza, e filhos de comerciantes ricos tinham atendimento principal, e na Roma em que priorizava a formação familiar, e a disciplina rígida em que as crianças eram submetidas.

Percebemos que o indivíduo na sociedade deve ser educado para o mercado de trabalho, se tornando ativo e produtivo, contudo, é importante trabalhar também a educação para a vida, construindo o caráter do indivíduo, portanto o processo educativo é a base dos princípios e valor do ser humano na sociedade, é nesse contexto que ocorre a educação para a vida familiar e social, mas não somente para o sucesso profissional.

A contemporaneidade, reflete um grande interesse profissional, esse  interesse comum, deve-se principalmente a educação,  mas além da renovação desde a antiguidade até os dias de hoje, sabemos que por trás das mudanças vai sempre existir a base da educação antiga.

2.3- A construção e a transmissão do conhecimento na antiguidade e sua relação com vinculo estabelecido com a felicidade na Pólis.

Falando em educação, a Grécia é vista até hoje como um modelo de conhecimento a ser seguido, a forma de educar baseava-se nas divisões de grupos e nas posições sociais, nas classes e nos papeis desempenhados por indivíduos na comunidade que esta inserido, e também na Grécia que surge a história da educação no século V, a filosofia ganha destaque com a colaboração dos sofistas, a Roma também contribui para a constituição do conhecimento, onde a transmissão acontecia principalmente, por a família, sendo que o pai desempenhava o papel central com o auxilio da mãe. O vínculo da educação antiga com o comportamento na Pólis é que a função educativa era formar cada pessoa para sua função social, formando cidadão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com