TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA GESTÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS

Por:   •  22/8/2019  •  Monografia  •  4.338 Palavras (18 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

PEREIRA, Dahiane Rios a atuação do assistente social na gestão das políticas sociais: e os desafios no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade. 18 folhas. Trabalho de conclusão de Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos.– centro de ciências empresariais e sociais aplicadas, universidade norte do paraná, Capim Grosso, 2017.

RESUMO

Um dos profissionais que atua na gestão das políticas sociais, e o assistente social, onde desempenha função de avaliação de programas, planejamento, projetos e serviços das políticas publicas. Esse artigo aponta referências bibliografia sobre a profissão o seu estatuto teórico prático, as relações construídas entre o projeto ético político, o exercício profissional e suas dimensões nos vários campos ocupacionais, inclusive no campo da proteção social especial, concluindo que esse exercício requer um conjunto de conhecimentos que o possibilita distinguirem as determinações constitutivas deste campo profissional, entre elas a interpretação dos desafios da gestão social como possibilidade de reconstruir e qualificar as respostas profissionais.

Palavras-chave: gestão social; políticas sociais; profissional de serviço social; proteção social especial.


SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.......................................................................................................05

2- POLITICA SOCIAL BRASILEIRA E A ATUAÇÃO DO PROFISSINAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ............................................................................................07 

 3- OS DESAFIOS NO ÂMBITO DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DE MÉDIA COMPLEXIDADE.......................................................................................................09

4- A POLÍTICA SOCIAL, E A GESTÃO SOCIAL......................................................12

5 -CONSIDERAÇOES FINAIS         15

REFERÊNCIAS        17


1. INTRODUÇÃO

Este artigo apresenta uma discussão sobre o exercício profissional desenvolvido pelo assistente social na gestão das políticas socias. O Serviço Social é uma profissão inscrita na divisão sociotécnica do trabalho, regulamentada pela Lei nº 8662/93, de 7 de junho de 1993, e delimitada pelo Código de Ética, aprovado por meio da resolução CFESS nº 273/93, de 13 de março de 1993. E a lei n. 8.662/93, que, estabelece em seu artigo 4° as competências do assistente social. Tais competências desenham a figura do gestor de políticas sociais. A análise sobre a origem do Serviço Social como profissão decorre dos estudos desenvolvidos por vários autores.

O interesse pela temática surgiu após uma sequência de questionamentos teóricos no tocante à gestão do trabalho do assistente social e sua prática dentro da política de Assistência Social, e a atuação do mesmo na efetividade da gestão social na Proteção Especial de Média Complexidade.

Logo, convém conceituar o termo gestão social, que segundo Carvalho. (1999, p. 12). A gestão social é, de fato, a gestão das demandas e necessidades dos cidadãos. A política social, os projetos, os programas sociais, não são apenas canais dessas demandas, mas também respostas a ela. O assistente social tem sido reconhecido como o profissional cuja formação aborda aspectos que o possibilitam reconhecer, analisar e dar significado às necessidades sociais proporcionadas pelos usuários que demandam ações de planejamento análise e intervenção.

Dessa forma, os assistentes sociais desenvolverão suas ações profissionais, na execução e formulação das políticas sociais, em diferentes áreas, como: saúde, previdência, educação, assistência social, trabalho, habitação, meio ambiente, e entre outros, movidos pela defesa e ampliação dos direitos dos cidadãos.

Busca-se, através da análise sobre a profissão, aprofundar o debate sobre as particularidades das ações profissionais no âmbito da política social, abordando principalmente sua importância enquanto centralidade e expansão da cidadania, com destaque à trajetória e inserção ao exercício profissional, tendo em vista suas habilidades teóricas metodológicas e seu conhecimento de formação sobre as políticas sociais, vinculados à prestação direta de serviços à população, e os desafios no âmbito da proteção social, especial de media complexidade, contribuindo com as reflexões sobre o desenvolvimento de ações profissionais.

O presente artigo está organizado em três tópicos. O primeiro trata da relação entre a política social brasileira e a atuação do profissional de assistência social, em uma breve retrospectiva histórica, marcando os valores profissionais. O segundo enfoca como a gestão vem se efetivando no exercício profissional dos assistentes sociais, no setor da Proteção Social Especial de Média Complexidade, ao implementar as políticas públicas do dia a dia, na relação direta com o público usuário dos serviços da Assistência Social. E o terceiro particulariza o debate sobre a política social, e a gestão social,


  1. POLÍTICA SOCIAL BRASILEIRA E A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

Até meados de 1960 o papel desempenhado pelos assistentes sociais era, evidenciado apenas com a integração dos indivíduos e suas condutas, Ou seja, a intervenção concentrava nos objetivos institucionais de integração social e redução dos problemas emocionais, passando ao largo das preocupações profissionais, as questões sociais.

Contudo houve grandes mudanças na profissão, com o Movimento de Reconceituação, o Serviço Social tradicional e conservador; passou para a política social como espaço para a garantia dos direitos sociais. O processo de reconceituação gestado pelo Serviço Social desde a década de 1960 permitiu à profissão enfrentar a formação tecnocrática conservadora e construir coletivamente um projeto ético-político profissional no Código de Ética de 1986 e 1993, nos quais as políticas sociais e os direitos estão presentes como uma importante mediação para construção de uma nova sociabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (367.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com