TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS ENFRENTADOS PELO ASSISTENTE SOCIAL

Por:   •  26/5/2016  •  Artigo  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 4

DESAFIOS ENFRENTADOS PELO ASSISTENTE SOCIAL

Considerando textualmente a Lei nº 8.662, de 07 de junho de 1993, verifiquei que o profissional da Assistência Social carece de inúmeros requisitos para enfrentar os desafios inerentes ao desempenho de suas funções em vários aspectos da necessidade humana e social.

A princípio, tenho a sapiência que O  SUAS estabelece a importância dos investimentos nos quadros profissionais e aponta para a necessidade de reconfiguração dos quadros técnicos, visando à profissionalização e qualificação dos trabalhadores da política de assistência social. Em 2006 foi aprovada a Norma Operacional Básica – NOB/RH-SUAS, que representou um primeiro esforço de pactuação federativa para definir e regular as relações entre gestores, trabalhadores e prestadores de serviços sócio assistenciais no âmbito da política pública de assistência social. A NOB/RH-SUAS torna clara que uma política de recursos humanos, bem equacionada, deve definir a equipe multidisciplinar de referência, para serviços e programas. Este é um dos desafios.

Colhendo informações de meu marido que teve cargo de confiança da Prefeitura Municipal de Juazeiro, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social e com experiência vivida junto aos profissionais da assistência social em CRAS de nossa cidade, tive a real certificação de que há muitos desafios que precisam ser conquistados e realizados, para fazer jus ao papel desse profissional. A importância do novo modelo de gestão da política de assistência social, instituído pela Política Nacional de Assistência Social de 2004 com o SUAS, torna-se clara, pois os assistentes sociais que trabalham na sua operacionalização percebem a evidente definição dessa política enquanto política pública, diferenciando-a das práticas exercidas anteriormente, em que não existiam definições nas atribuições e na organização dos serviços prestados.

Um dos pontos principais é a ausência de equipes de referência que fragiliza muito a política de assistência social, pois os recursos humanos são a “matéria-prima” no planejamento, na elaboração, na execução e avaliação da política de assistência social. Essa falta de recursos humanos tem implicado em condições inadequadas de trabalho aos assistentes sociais, que via de regra são os profissionais que sozinhos tentam responder às demandas dos usuários e inclusive as institucionais. Sem uma equipe de referência não há como implementar o SUAS; o exercício profissional do assistente social irá se restringir ao atendimento das situações emergenciais, correndo-se o risco de uma prática pragmática, movida pelo ativismo do dia-a-dia, sem superar a fragmentação do atendimento.

Segundo me foi repassado, um outro desafio é que há uma grande demanda que não se dá conta de atender individualmente e hoje os CRAS ainda estão muito no plantão social, estressando e frustrando os profissionais que não dão conta do atendimento. Por outro lado, a população também demonstra sua insatisfação porque ela também busca e não é contemplada em suas expectativas.

Constata-se que ainda não se conseguiu sair do atendimento individualizado nas situações eventuais e emergenciais, até mesmo pela pouca compreensão dos gestores e administradores públicos da política de assistência social. Como apontado desde o movimento de reconceituação da profissão, pretende-se instituir um exercício profissional comprometido com a classe trabalhadora, buscando a ampliação da cidadania e a garantia de acesso aos direitos sociais. Assim sendo é importante pautar a intervenção profissional nos referenciais da teoria crítica. Portanto no intuito de construir um exercício profissional dinâmico, crítico e propositivo é mister superar os ranços históricos da profissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (43.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com