TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL

Por:   •  12/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 4

ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL

                                                                                  Cícero Falcão¹

                                                        Lucia de Fatima da Silva Maia²

                                                    Jose Everton Silva Rodrigues³

1 INTRODUÇÃO

A Saúde Mental é um campo que ainda é muito permeado por paradigmas e ideais equivocados, visto que ainda há muitas divergências sociais e familiares durante a vida cotidiana dos sujeitos, pois ao conviverem em sociedade os mesmos vivenciam diversas contradições sociais.

O novo modelo de atenção em saúde mental que se deu a partir da reforma psiquiátrica preconizou uma nova mudança nas formas de atenção e gestão das práticas de saúde, o investimento na reinserção psicossocial dos usuários e o protagonismo de profissionais e usuários dos serviços na produção de saúde e de tecnologias de cuidado.

Nos anos 70 dá-se início a Reforma Psiquiátrica no Brasil, um processo contemporâneo ao “movimento sanitário”, em favor da mudança dos modelos de atenção e gestão nas práticas de saúde, defesa da saúde coletiva, equidade na oferta dos serviços, e protagonismo dos trabalhadores e usuários dos serviços de saúde nos processos de gestão e produção de tecnologias de cuidado. (FERNADES, 2009, p. 5)

A partir dessa reforma, a população que sofre de algum transtorno mental passa a ser reconhecida como uma das mais excluídas socialmente.

Nesse contexto, em março de 1986 foi inaugurado o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)  do Brasil, na cidade de São Paulo. Os CAPS foram criados para o funcionamento de todos os serviços de saúde mental em acordo com as diretrizes de descentralização e hierarquização das Leis Orgânicas do Sistema Único de Saúde.

Hoje a diversos serviço disponíveis na saúde mental como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), especializado para usuários de álcool e drogas, o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I) especializado nos atendimentos de crianças e adolescentes, os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), o Programa de volta para Casa  (PVC, leitos de atenção integral de álcool e outras Escolas de Redutores de Danos (ERD)

Houve assim, a necessidade de uma equipe multiprofissional para o atendimento a demanda que foi surgindo com a reforma psiquiátrica, destacando aqui o profissional de Serviço Social. Estudiosos como Vasconcelos (200),  mostram que os assistentes sociais integraram historicamente as equipes de Psiquiatria/Saúde Mental.

O interesse sobre o estudo surgiu a partir de experiências pessoais dos pesquisadores, e ao observarmos as diversas situações que predominam na sociedade sobre a saúde mental. Com o passar do tempo, sabemos que a cada dia surge uma maior demanda na saúde mental para o profissional de serviço social.

A partir do exposto, o objetivo geral deste estudo é conhecer a atuação do (a) assistente social no Centro de Atenção Psicossocial.  Compreender a importância do acompanhamento do assistente social na saúde mental, tanto para o paciente como para as famílias; identificar as principais contribuições do profissional de serviço social na sua atuação no CAPS.

2 METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória. Segundo, Marconi e Lakatos (2010) um estudo bibliográfico deve ser feito a partir da análise de dados e texto selecionados, para que o pesquisador consiga respostas as suas indagações e procure estabelecer as relações necessárias entre os dados coletados e as suas hipóteses previamente formuladas. Assim sendo, as fontes utilizadas para elaboração deste estudo são livros e artigos científicos publicados em revistas indexadas em bases de dados.  Foram incluídos na pesquisa textos que trouxessem elementos relevantes sobre o assunto pesquisado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com