TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional-Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Pesquisas Acadêmicas: Desafio Profissional-Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 8

“Pauta da reunião a se realizar nesta data nas dependências da empresa L& CONSTRUÇÕES, entre este corpo de colaboradores e o Sr. Manoel, gerente de negócios, com a proposição, discusão e adoção de práticas sustentáveis, visando valorizar a marca, aumentar os lucros e manter sua competitividade no mercado”.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

Reconhecidamente, o setor da construção civil tem papel fundamental no desenvolvimento do país, e desta forma se torna peça chave para o atendimento dos objetivos globais do desenvolvimento sustentável. A indústria da construção é uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais. Estima-se internacionalmente que entre 40% e 75% dos recursos naturais existentes são consumidos por esse setor, resultando assim em uma enorme geração de resíduos.

A cadeia produtiva da construção tem um peso grande também em termos de emissões de carbono. Segundo a UNEP (United Nations Environment Programme), as edificações respondem por 40% do consumo global de energia e por até 30% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEEs) relacionadas ao consumo energético.

Além dos impactos relacionados ao consumo de matéria e energia, há aqueles associados à geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção. Só no Brasil, a construção gera cerca de 25% do total de resíduos da indústria. Tais aspectos ambientais, somados à qualidade de vida que o ambiente construído proporciona, sintetizam as relações entre construção e meio ambiente.

Na busca de minimizar os impactos ambientais provocados pela construção, surge o paradigma da construção sustentável. No âmbito da Agenda 21 para a Construção Sustentável em Países em Desenvolvimento, a construção sustentável é definida como: "um processo holístico que aspira a restauração e manutenção da harmonia entre os ambientes natural e construído, e a criação de assentamentos que afirmem a dignidade humana e encorajem a equidade econômica". No contexto do desenvolvimento sustentável, o conceito transcende a sustentabilidade ambiental, para abraçar a sustentabilidade econômica e social, que enfatiza a adição de valor à qualidade de vida dos indivíduos e das comunidades.

SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA:

Ação 01: Desenvolvimento da Vantagem Competitiva:

Objetivo: Criar diferenciais positivos junto a concorrência.

Ações propostas:

a) Manutenção de uma perspectiva de rentabilidade econômica no médio e longo prazo;

b) Operações dentro da lei, não gerando passivos e prejuízos inesperados;

c) Desenvolvimento de produtos e ou serviços que, contribuam para o que é percebido pela sociedade como um benefício social ou ambiental;

Resultados esperados: Construir reputação positiva e agregar valor à marca no mercado, buscando melhores resultados junto aos clientes públicos e privados, enriquecendo o desempenho no quesito ambiental e influindo diretamente no capital da empresa, aumentando-o, além de criar condições para enfrentar os riscos econômicos, sociais e ambientais, diminuindo, inclusive, a exposição a processos judiciais.

Ação 02: Minimização dos custos de produção.

Ações propostas:

a) Utilização, sempre que possível, de fontes de energia limpa e renovável. Exemplos: eólica e solar.

b) Processos produtivos que usem de forma racional a energia elétrica e a agua.

c) Redução do desperdício dos materiais utilizados na obra e/ou construção.

Resultados esperados: Reduzir o consumo de insumos e fontes de energias não renováveis e combater o desperdício, que por sua vez reduz o consumo de energia (que foi gasta na produção de insumos e materiais), contribuindo para uma construção civil mais sustentável.

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL:

Ações propostas:

Ação 01: Reciclagem e utilização sustentável de Recursos naturais.

Objetivo: Reaproveitamento do entulho gerado pela perda no manuseio dos tijolos, telhas, lajotas, ladrilhos e revestimentos.

a) Adquirir e desenvolver tecnologia para tratamento do entulho sólido, transformando-o em matéria prima para a fabricação de materiais de construção, como por exemplo, tijolos;

b) Sustentabilidade do canteiro de obras e da área em torno dele; inclusive com recuperação de todas as áreas que forem afetadas pela construção.

c) Eficiência total no consumo de água, reaproveitamento da água utilizada e aproveitamento da água da chuva.

Resultados esperados: Os principais resultados produzidos pela reciclagem do entulho são os benefícios ambientais. A equação da qualidade de vida e da utilização não predatória dos recursos naturais é mais importante que a equação econômica. Os benefícios são conseguidos não só por se diminuir a deposição em locais impróprios como também por minimizar a necessidade de extração de matéria-prima em jazidas, o que nem sempre é adequadamente fiscalizado. Reduz-se, ainda, a necessidade de destinação de áreas públicas para a deposição dos resíduos.

Ação 02: Aplicação de tecnologias limpas no pedíodo de implantação e construção de uma obra.

Objetivo: Diminuir o impacto ambiental da obra no meio ambiente.

Ações Propostas:

a) Racionalização do uso do material de construção, combatendo desperdícios e diminuindo a geração de resíduos nas obras para reduzir extração de matéria prima, preservando fontes de recursos naturais e minimizando impactos ambientais.

b) Redução do consumo de energia não renovável, substituindo-a, sempre que possível, por energia natural renovável.

c)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com